Prepare seu filho para o mercado de trabalho desde o ensino médio

Marketing CPET • 30 de outubro de 2024
Prepare seu filho para o mercado de trabalho desde o ensino médio

Está pensando em como preparar seu filho para o mercado de trabalho? É natural que os pais queiram o melhor para os filhos e invistam na formação desde cedo, com o intuito de que os jovens tenham oportunidades.


Todavia, é importante ter um plano estratégico, para que seja possível viabilizar as melhores oportunidades para seus filhos.


Afinal, quando se tem um planejamento é natural que o jovem possa ter boas oportunidades, que foram proporcionadas por uma estratégia clara e alinhada com seus sonhos.


Nós trouxemos algumas dicas que poderão auxiliar os pais que desejam investir para preparar os filhos desde cedo, confira tudo a seguir.


Preparar um filho para o mercado de trabalho requer múltiplas estratégias


Seria simplista alegar que oferecer um curso de inglês ou uma formação técnica é suficiente para preparar o seu filho para o mercado de trabalho.


Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e é interessante perceber que a preparação de seu filho requer uma série de cuidados, como:


1. Investir no desenvolvimento de habilidades sociais


É importante que o jovem tenha habilidades sociais, para tal, é interessante incentivar a participação em debates, apresentações ou grupos de teatro.


Tendo em vista que, durante a carreira o jovem precisará desenvolver atividades em grupo. O que faz com que seja importante ter boas habilidades de lidar com as dificuldades comuns de se envolver em atividades em grupo.


É preciso se envolver em atividades em grupo, como ocorre nos esportes. Para que o jovem tenha a possibilidade de lidar com pessoas diferentes, desencadeando a oportunidade de lidar com perfis variados, aspecto que o prepara para a jornada profissional e também pessoal.


Afinal, é importante saber lidar com pessoas, as dificuldades de cada um, os acertos de cada um e aprender a ser parte de um time de sucesso. Para tal, teatro e esportes de grupo são excelentes.


Outro ponto interessante é viabilizar que o jovem participe de eventos que permitam conhecer profissionais da área que deseja seguir.


2. Viabilizar o aprendizado de outros idiomas


Nos anos 90 aprender inglês era um diferencial, na atualidade é praticamente obrigatório. Afinal, é um idioma que abre portas para experiências pessoais e profissionais. Por meio do inglês é possível se comunicar, aprender conteúdos que não foram traduzidos e muito mais.


Aspecto que faz toda a diferença no processo de desenvolvimento do jovem, que poderá adquirir novas habilidades, se capacitar e conquistar oportunidades no mercado.


É possível ter excelentes resultados a partir do domínio de idiomas que são correlacionados com a área na qual o jovem almeja atuar. De modo que, seja possível preparar esse jovem para alcançar posições bem remuneradas dentro da área na qual ele pretende atuar.


Afinal, profissionais que falam múltiplos idiomas tendem a ter remuneração mais alta que a média, bem como, conquistam oportunidades que não estão abertas para todos.


O que faz com que seja interessante preencher a agenda dos filhos com cursos de idiomas desde cedo. Garantindo que eles cheguem ao ensino médio com conhecimentos avançados no idioma que começaram desde jovem. Se não foi possível começar precocemente, aproveite os 3 anos do ensino médio para incluir cursos de idioma na formação dos seus filhos.


3. Proporcionar desenvolvimento de habilidades práticas


É muito comum que as pessoas tenham dificuldades de se inserirem no mercado por falta de habilidades práticas.


As empresas buscam profissionais que tenham habilidades práticas justamente para que não necessitem investir massivamente em treinamento.


Por isso, é importante que o jovem tenha a oportunidade de aprender conhecimentos práticos, que são capazes de posicioná-lo de forma competitiva no mercado de trabalho.


Aspecto que é muito relevante para que o jovem tenha uma oportunidade de se posicionar no mercado de trabalho com mais facilidade.


E isso é importante para que consiga ter uma inserção no mercado que não seja frustrante. Afinal, é comum que o jovem tenha dificuldade de conseguir o primeiro emprego.


Quando a família orienta e oferece caminhos para o jovem ter uma inserção mais fácil, o processo de conquistar o primeiro emprego ganha facilidade e é possível evitar o sofrimento.


A formação técnica é excelente para que o jovem tenha a oportunidade de se desenvolver, com o intuito de se destacar e conquistar um bom salário, alta empregabilidade e excelentes oportunidades.


4. Formação técnica


Investir na formação técnica é interessante para que o jovem tenha habilidades práticas, como dito anteriormente e domine ferramentas e softwares que são relevantes para a área de seu interesse.


A formação técnica também é um caminho no qual o jovem poderá aproveitar a oportunidade de fazer estágios, se conectar com pessoas que nutrem os mesmos interesses e aproveitar uma série de oportunidades.


Sem dúvidas, é uma formação enriquecedora, que propicia bons resultados e que viabiliza um aprendizado relevante para o futuro profissional.


É válido investir na formação que é compatível com a área dos sonhos do jovem. Dessa forma, o curso técnico será uma primeira experiência, além de permitir que o seu filho se insira no mercado em área compatível com a que ele deseja atuar.


Por exemplo, um técnico em desenvolvimento full Stack é uma excelente oportunidade de formação para o jovem que deseja trilhar carreira na área de TI.


De modo que, possa começar a se desenvolver, consiga se inserir no mercado na área em que se formou e possa continuar os estudos com base em suas habilidades, preferências e oportunidades percebidas no mercado.


Portanto, é interessante proporcionar uma formação técnica durante o ensino médio, para que o jovem conclua a formação com mais oportunidades que os demais colegas de turma.


5. Investir em orientação profissional


É normal que o jovem tenha falta de clareza durante o ensino médio sobre qual carreira almeja seguir.


Afinal, é uma decisão importante e é comum ter dúvida sobre o curso específico, tendo apenas a visão sobre qual área deseja seguir.


Além disso, também é comum ter dificuldade de decidir qual é a área, ficando em dúvida sobre duas. Nesses casos, é interessante contar com ajuda profissional de especialistas em orientação de carreira.


De modo que, o jovem possa ter suas dúvidas esclarecidas, auxílio profissional e direcionamento. Justamente com o intuito de que não se perca na transição entre o ensino médio e o ensino técnico ou superior.


Tendo em vista que, é natural que o jovem com dúvidas faça uma escolha, se arrependa e não dê continuidade ao curso.


Portanto, é interessante que o jovem tenha auxílio profissional durante essa etapa, com o intuito de garantir que possa evitar equívocos que podem dificultar sua jornada.


6. Oriente a educação continuada


Um ponto de grande relevância é que a família deve sempre orientar o jovem para uma educação continuada.


Justamente para que o jovem não estagne em sua carreira, com o intuito de que possa ter uma jornada de sucesso na área escolhida.


Aproveitar as diferentes possibilidades de cursos, formações e oportunidades de desenvolver hard e soft skills é fundamental.


De modo que, o jovem possa ter uma educação continuada que o prepare de fato para as oportunidades de crescimento em sua carreira.


É muito comum que os jovens concluam o ensino médio, façam uma formação de ensino superior e tenham dificuldade de obter o primeiro emprego pela inexperiência.


Fazer um caminho diferente buscando formação técnica é uma boa estratégia. Assim como, continuar os estudos e se especializar é importante.


Justamente com o intuito de que o jovem tenha acesso a diferentes oportunidades que farão com que sua jornada tenha o sucesso almejado.  


Conciliar o ensino médio e outras formações para preparar seu filho para o mercado


Além de manter o jovem ocupado com atividades que são positivas para o seu futuro, é interessante oferecer formações de qualidade enquanto o seu filho ainda está no ensino médio.


A agenda ocupada com cursos que oferecem boas oportunidades para o futuro é relevante para otimizar o tempo. Afinal, enquanto muitos jovens saem do colégio e passam o dia entretidos com redes sociais, jogos e tarefas inúteis, seu filho estará fazendo amigos e se preparando para o mercado de trabalho.


Sem dúvidas, ocupar o tempo livre de forma estratégica e alinhada com os sonhos do seu filho é importante para um futuro de sucesso.


É válido investir em formações que capacitam o jovem para o futuro, abrindo um leque cada vez maior de oportunidades.


Formação técnica demanda a qualidade CPET


Agora que já sabe mais sobre a preparação de seu filho para o mercado de trabalho desde o ensino médio, aproveite a qualidade de formação que só a CPET oferece.


Com reconhecimento do MEC, os cursos CPET são sinônimos de qualidade de formação. Aproveite a possibilidade de conciliar o ensino médio com uma formação EAD de excelência, para que seu filho tenha um certificado reconhecido nacionalmente.


É possível ser um jovem com sucesso no mercado em que deseja atuar, desde que a formação escolhida seja direcionada desde a juventude em busca do sucesso profissional.


Comece agora mesmo a matrícula de seu filho, para que ele tenha todo o suporte da nossa equipe durante a formação técnica.

Conheça nossos cursos de NR
Top 5 Áreas que Mais Contratam Profissionais com Curso Técnico
Por Marketing CPET 19 de fevereiro de 2025
É muito importante saber quais são as áreas que mais contratam profissionais com curso técnico. Tendo em vista que, isso poderá nortear a sua tomada de decisão.
Guia Completo dos Cursos Técnicos Mais Procurados em 2025
Por Marketing CPET 17 de fevereiro de 2025
Está em dúvida sobre quais são os cursos técnicos mais procurados em 2025? É importante conhecer esse tipo de informação, para que possa entender algumas tendências de mercado.
O que faz o técnico em segurança do trabalho?
Por Marketing CPET 14 de fevereiro de 2025
O curso técnico em segurança do trabalho tem sido muito procurado nos últimos anos. Afinal, é uma formação com excelente empregabilidade.
Educação Técnica em 2025: Tendências e Oportunidades no Mercado de Trabalho
Por Marketing CPET 12 de fevereiro de 2025
Será que a educação técnica em 2025 continua sendo uma formação relevante? É muito comum ter dúvidas se ainda vale a pena investir nesse tipo de curso.
Tudo sobre o curso para se tornar corretor de imóveis
Por Marketing CPET 10 de fevereiro de 2025
Está com dúvidas sobre o curso técnico para se tornar corretor de imóveis? É uma área bastante procurada por ser promissora.
Dicas para Concluir Seu Curso técnico mais Rápido
Por Marketing CPET 7 de fevereiro de 2025
Quer concluir seu curso técnico mais rápido? Isso demandará uma organização eficiente, para que você possa focar na adoção de algumas estratégias que podem acelerar o seu aprendizado e ajudar a otimizar o tempo.
Curso Técnico Online: O Passo Certo para sua Carreira
Por Marketing CPET 5 de fevereiro de 2025
O curso técnico online pode ser o passo que faltava para sua carreira deslanchar! Muitas vezes, as pessoas nutrem receio de fazer um curso online e não conseguirem resultados excepcionais.
Técnico em Infraestrutura Escolar: Conheça Sobre a Carreira
Por Marketing CPET 3 de fevereiro de 2025
A formação técnica em infraestrutura escolar é uma boa opção para quem busca a oportunidade de trabalhar na área.
Técnico em qualidade: um profissional essencial para o mercado atual
Por Marketing CPET 31 de janeiro de 2025
O técnico em qualidade é um profissional que tem uma possibilidade de carreira pouco conhecida pela grande maioria das pessoas. O que faz com que seja relevante se aprofundar nos conhecimentos a respeito da formação, para que você possa identificar se é válido investir na área.
Mais Posts
Share by: