Registro no CFT - O que é e para que serve?

Marketing CPET • 8 de abril de 2025
Registro no CFT - O que é e para que serve?

Já ouviu falar sobre o registro no CFT? É um registro muito importante para quem faz formação técnica.


Tendo em vista que, o registro no CFT é uma comprovação de que o técnico tem uma atuação correta frente ao que exige o mercado.


Nós trouxemos informações e detalhes sobre esse registro, com o intuito de que você entenda a importância de obtê-lo para conquistar uma boa remuneração no mercado. Confira tudo a seguir.


O que é registro no CFT?


CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais) é uma entidade brasileira que atua para regulamentar e fiscalizar o exercício profissional dos técnicos industriais.


O conselho federal foi criado pela Lei nº 13.639/2018, justamente com o intuito de acompanhar o exercício das profissões de Técnico Industrial e de Técnico em Nível Médio.


Dessa forma, é possível garantir que os profissionais atuem com qualidade, trazendo um desempenho satisfatório para o mercado de trabalho. Aspecto que faz toda a diferença para a segurança das pessoas que são diretamente impactadas pelo trabalho de técnicos bem capacitados.


Portanto, o registro no CFT é o processo pelo qual os técnicos industriais obtêm sua habilitação para exercerem suas profissões legalmente.


No entanto, é importante observar que para obter esse registro, é necessário atender aos requisitos estabelecidos pela legislação vigente.


Os requisitos solicitados incluem a formação técnica em instituição de ensino reconhecida pelo MEC, aprovação em exames de habilidades técnicas e conhecimentos específicos, além do pagamento de taxas para a obtenção do documento.


Ao obter o registro no CFT, o profissional terá o direito de exercer suas atividades de acordo com as normas estabelecidas na legislação nacional.


Dessa forma, atesta ao mercado a qualidade e a segurança dos serviços prestados para o mercado em que atua como técnico.


O Conselho Federal dos Técnicos Industriais valoriza o setor


Um outro ponto importante é que o CFT também atua promovendo o desenvolvimento e a valorização da categoria dos técnicos industriais.


Ao garantir que os técnicos industriais exercem suas atividades dentro de normas estabelecidas, o CFT consegue zelar pelo mercado. Afinal, consegue atestar a qualidade dos profissionais que trabalham no mercado e isso contribui para que as empresas valorizem os profissionais contratados por ela.


A atuação do CFT também impacta no mercado ao zelar pelo cumprimento dos direitos trabalhistas dos profissionais que são técnicos.


O que é importantíssimo para que o mercado tenha profissionais valorizados, que são bem remunerados e que aproveitam o reconhecimento que o mercado oferece para a formação profissional que foi conquistada ao longo de sua carreira.


Como faço o registro no CFT?


Atualmente é possível fazer o registro no CFT de forma facilitada fazendo todo o processo online. Nós listamos o passo a passo, confira:


Identifique se é possível solicitar o registro com o curso que fez

Antes de mais nada, é importante pesquisar se o curso que você fez te dará o direito de solicitar o registro ou não. Afinal, alguns cursos dão esse direito enquanto outros não conferem o direito ao interessado.


Acesse o site oficial

Na sequência, você deve acessar o site do CFT e clicar em “serviços online”. No canto esquerdo da página clique em “acesso rápido” e na sequência clique em “solicitar registro profissional” caso seja a solicitação para pessoa física.


Quem tem uma empresa que atua em uma área técnica e que tem a possibilidade de efetuar o registro CFT deverá clicar em “solicitar registro de empresas”.


Preencha os documentos necessários

O próximo passo é preencher todos os documentos que são exigidos pelo órgão para análise. De modo que, você possa disponibilizar seus dados escolares, documentos pessoais e outros comprovantes que são necessários para atestar sua identidade.


É preciso não só disponibilizar os dados, como também anexar cópias dos documentos. Portanto, é válido digitalizar os dados que são relevantes para sua carreira.


Pagar a taxa e aguardar a análise

Na sequência, o candidato deverá pagar a taxa e aguardar a análise dos dados que foram enviados. Com o intuito de ter o seu registro no CFT concluído. No menor prazo possível os responsáveis farão a disponibilização do documento.


Quais são os cursos que dão direito ao registro no CFT?


Um ponto muito importante de observar é que, não são todos os cursos que dão direito ao técnico de realizar o registro no CFT. Aqui no CPET, nós temos os cursos de:


Todos eles são cursos que dão direito ao registro no CFT. Existem outros cursos que são interessantes e atraem estudantes, como é o caso do curso técnico em segurança do trabalho.


No entanto, é um curso que não dá direito ao aluno de fazer o registro no CFT. O que não é obrigatoriamente bom ou ruim. É importante que cada estudante faça uma análise da carreira que deseja seguir.


De modo que, entenda diretamente qual é a área na qual deseja estudar, entenda os impactos de ter um órgão que acompanha a atuação do profissional e perceba qual é o curso que tem maior relação com suas habilidades, interesses e carreira que deseja seguir.


Ter ou não registro no CFT não significa que um curso é obrigatoriamente melhor que o outro. Todavia, é útil analisar todos os fatores antes de tomar sua decisão analisando em qual formação irá investir.


Afinal, é uma decisão importante e que impacta diretamente na sua carreira no curto e longo prazo.


Quais são os benefícios de ter o registro no CFT regular?


Existem muitos benefícios atrelados ao registro no CFT sendo mantido regular pelo profissional, como é o caso de:


Atuar totalmente legalizado e ter reconhecimento profissional

Sem dúvidas, um dos principais benefícios de ter o registro no CFT é justamente a legalidade no exercício de sua profissão.


Aspecto que contribui para que o profissional tenha o devido reconhecimento da qualificação técnica perante a sociedade, empresas e órgãos públicos.


Dessa forma, é possível se posicionar como um profissional respeitado pelo mercado, ter uma boa remuneração e demonstrar que sua qualificação é reconhecida.


Atuar de forma totalmente legalizada e com os devidos registros é importante para que se possa alcançar o destaque profissional que você deseja para a sua carreira.


Prestar concurso público

Dependendo do cargo desejado em caso de concurso público, é necessário ter o seu registro CFT regularizado.


Trata-se de um requisito para concorrer a vagas específicas na área técnica industrial. E deixar para fazer o registro de última hora. Afinal, não comprovar a documentação necessária é um fato que causa exclusão em alguns concursos públicos.


Respaldo legal

O registro no CFT é um processo importante, que estabelece os direitos e deveres dos técnicos que atuam na indústria. Portanto, oferece ao profissional um respaldo legal em questões trabalhistas e éticas. Aspecto que é muito importante para uma atuação com maior segurança.


Em caso de contestação de um contratante ou qualquer tipo de problema jurídico é importante ter com quem contar, para reduzir custos e ter suporte.


Prestar serviços para órgãos públicos

Alguns técnicos são contratados para a prestação de serviços pontuais em prefeituras e órgãos públicos. Essas contratações são feitas por meio de licitação e para tal, é preciso que o técnico tenha toda a documentação exigida, inclusive, seu registro no órgão competente.


A prestação de serviço para órgãos públicos é uma excelente fonte de renda, contando com a segurança de que o valor contratado será integralmente pago após a prestação de serviço ser concluída. 


Além disso, por ser um processo que requer a participação em licitações, muitos profissionais capacitados não disputam as vagas disponíveis. E é justamente isso que faz com que seja uma área muito lucrativa e pouco disputada.


Portanto, todo técnico que almeja empreender e ter uma renda excelente pode aproveitar o fato de que a regularização de sua atuação contribui para que possa prestar serviços que são solicitados com significativa frequência e que são bem pagos.


A construção de uma carreira de sucesso como técnico vai muito além de escolher um curso. É preciso ser eficiente em suas outras decisões, com o intuito de traçar estratégias para que possa ter o sucesso profissional que sempre almejou para si.


Acesso a capacitação e serviços do CFT

O técnico que investe em seu registro terá uma série de benefícios atrelados ao processo. Como é o caso dos serviços que são oferecidos pelo Conselho, como o caso de cursos de capacitação voltados para a atualização do profissional.


Aspecto que faz toda a diferença para que o técnico aproveite interações para fazer networking, além de se manter atualizado no mercado em que atua.


Valorização do profissional

O registro no CFT contribui para que o profissional seja valorizado. Afinal, é um passo que demonstra o compromisso do profissional com a ética, qualidade e desenvolvimento de sua carreira.


Quando um contratante pesquisa no site do CFT e encontra seu registro, é natural que ele se sinta confortável em tomar a decisão de te contratar. E isso faz toda a diferença para que suas propostas possam ser valorizadas pelo mercado.


Afinal, nenhuma empresa quer um profissional que possa trazer multas e sanções para a organização. O ideal é estar devidamente regularizado justamente para que sua atuação seja segura, evitando que só consiga emprego em organizações que não estão atentas às questões éticas e legais.


Coibir a atuação ilegal

O CFT é um conselho que atua fiscalizando o exercício profissional dos técnicos industriais. Por isso mesmo, o conselho é fundamental para que se possa coibir o exercício ilegal da profissão.


Coibir ações de profissionais que atuam ilegalmente é um aspecto que faz com que se possa ter segurança dos serviços que são prestados pelos técnicos brasileiros.


É interessante perceber que profissionais irregulares representam um risco por onde passam. Afinal, um profissional que não tem uma atuação ética e que não está regular pode desencadear acidentes e uma série de problemas na organização.


O que coloca em risco não só a empresa onde atua, como também todos os clientes e pessoas ao redor. Portanto, é indispensável que os contratantes priorizem profissionais que transmitem credibilidade, justamente para que tenham a melhor atuação na empresa em que estão contribuindo diariamente.


O objetivo é prezar pela eficiência, segurança e benefícios para todos os que são diretamente impactados pela atuação do profissional.


Aproveite a possibilidade de fazer networking em eventos do CFT

Um ponto muito relevante quando pensamos nos benefícios de ter seu registro no CFT é que o profissional terá a oportunidade de fazer networking em eventos e cursos que são promovidos pelo órgão.


E isso faz toda a diferença para quem faz a sua formação técnica EAD. Afinal, é uma jornada em que normalmente é possível se conectar com colegas de todo o país, mas a conexão presencial tende a não ser possível.


Por isso, é importante que os profissionais que se formam na carreira técnica aproveitem a possibilidade de se conectar com colegas presencialmente. Tendo em vista que, os cursos e formações ajudam a fazer amigos, ampliar sua rede de conexões, ter ideias, conhecer a forma de trabalho de outros técnicos da área e a partir disso, viabiliza que você possa ter uma carreira de sucesso.


Vale muito a pena participar de todos os eventos presenciais nos quais poderá fazer contatos profissionais. O objetivo é justamente usar o networking como um aliado para alavancar a sua carreira.


Planeje o seu registro como parte de seus custos profissionais


Muitos profissionais sentem significativa dificuldade de precificar seus atendimentos quando empreendem.


E para tal, o segredo é principalmente analisar todos os custos envolvidos em sua jornada profissional.


Atuar de forma regular é importante para que você tenha respaldo em sua carreira e possa ser um profissional respeitado. Quando o profissional não se regulariza junto aos órgãos competentes pensando em economizar, na prática, está prejudicando a própria carreira.


Uma vez que, está exposto a uma série de riscos como o de ser multado durante a jornada de trabalho. Afinal, está atuando de forma irregular e isso trará consequências não só para o profissional, como também para seu contratante.


É por isso que as empresas priorizam contratar profissionais que são totalmente regularizados, com o objetivo de evitar problemas durante a jornada de trabalho.


Quem empreende precisa ter o registro no CFT?


Muitos técnicos acreditam que o registro no CFT é dedicado exclusivamente aos profissionais que buscam um emprego em suas áreas de formação.


Quando na verdade, todo técnico precisa estar regularizado junto ao CFT ou órgão regulamentador de sua área de atuação como CREA, CFA, CRQ ou SRTE.


Estar devidamente regularizado em sua atuação é indispensável para que possa ganhar dinheiro na carreira que escolheu atuar.


Por exemplo, o técnico em segurança do trabalho só pode se responsabilizar por uma equipe e adequar o ambiente de trabalho se estiver devidamente regularizado.


Caso contrário, não poderá atestar o ART que é necessário para que a empresa tenha toda a documentação em dia. E nesse caso, precisará recorrer a um colega para assinar, o que gera custo. Ou ainda, poderá perder o cliente e ter prejuízos significativos.


Por isso mesmo, é importante que o profissional tenha consciência dessa situação, com o intuito de evitar perdas.


Afinal, em muitos casos a pessoa se apega ao orçamento limitado e deixa de efetuar o registro com o intuito de economizar. Quando na verdade, acaba sofrendo perdas significativas em suas finanças, ocasionadas pelas oportunidades às quais não terá acesso pela falta de regularização.


É possível efetuar o pagamento para se regularizar mesmo que não esteja com um trabalho fixo ou algo em vista, justamente para que possa se preparar para as diferentes oportunidades do mercado.


Todos os técnicos registrados tendem a se beneficiar da decisão

Seja qual for a sua área de atuação, estar devidamente registrado no órgão competente é algo que fará a diferença.


Uma vez que, você terá acesso a suporte qualificado, contando com uma equipe de profissionais experientes e que contribuem diariamente para que os técnicos de sua área de formação tenham suporte.


É possível participar de eventos, ter orientação jurídica e manter um relacionamento próximo com o órgão, aproveitando todas as vantagens que o respaldo oferece.


Existem outros registros importantes para o técnico?


Além do CFT, é interessante saber que o técnico é um profissional que precisa estar atento à sua área de formação para que esteja regularizado em suas atividades.


Como é o caso do técnico em transações imobiliárias que não precisa fazer o registro no CFT e precisa estar regularizado com o CRECI para que possa concluir suas vendas e locações.


O técnico em segurança do trabalho poderá fazer seu registro no CREA. O técnico em administração, por sua vez, faz o registro no CFA.


O técnico em secretaria escolar é registrado no SRTE e o técnico em meio ambiente no CRQ. Portanto, cada profissional tem seu órgão de registro, o que demanda que esteja atento para que possa concluir seu curso técnico e efetuar o registro corretamente.


Estar atento à sua área de atuação, acompanhar o mercado, se regularizar e buscar avançar em sua carreira é importante em diferentes fases de sua jornada.


Desde a saída do ensino técnico até a aposentadoria de sua carreira, a capacidade de aprender continuamente e a sua dedicação a se manter regularizado são cuidados relevantes.


De modo que, possa construir uma jornada bem remunerada e que te prepare para atuar em um mercado que está cada vez mais concorrido.


Sempre tenha o cuidado de se manter atualizado acessando a página de seu órgão, para que possa conhecer as normativas e novidades que estão impactando a atuação de técnicos em sua região.


Estar registrado vai muito além de uma mera burocracia e pode ser determinante para que sua carreira comece da melhor forma possível, conquistando um emprego bem remunerado. 


Procure informações sobre o órgão em sua região


O Brasil é um país de dimensões continentais, o que faz com que em casa região seja necessário cumprir uma série de regras para concluir seu registro.


As regras que são válidas no CFT de Curitiba podem não ser as mesmas praticadas no CFT do Rio Grande do Norte.


Por isso mesmo, é interessante que o técnico em busca de seu registro entre em contato com o órgão de sua região ou observe o site oficial.


De modo que, tenha acesso a todas as informações necessárias sobre as condições para se regularizar. Afinal, cada órgão solicita uma documentação e tem seu próprio procedimento.


Portanto, verifique tudo que é preciso apresentar, para que não tenha o risco de ter falhas no processo por causa da ausência de um documento que seria necessário, por exemplo.


Além disso, é interessante se planejar para que possa realizar a regularização, evitando que tenha problemas junto ao órgão durante fiscalizações.


Bem como, é importante ter a devida regularização para que você tenha oportunidade de conquistar bons empregos em sua área de formação. Justamente com o intuito de que possa ser bem remunerado em sua área de atuação por ser um profissional regularizado.


Sabendo quais documentos levar, se é preciso levar apenas as cópias ou as versões originais e qual é o custo de seu registro, é possível se organizar antecipadamente e aproveitar seu tempo livre para se regularizar.


De modo que, possa usufruir de oportunidades de trabalho melhores a partir de uma atuação completamente legalizada em sua área.


Em cada cidade do país as taxas são determinadas de acordo com uma série de critérios do órgão, por isso, a taxa não é única. O que faz com que seja importante buscar dados oficiais em sua região e se organizar para fazer o seu registro.


O processo costuma ser rápido e fácil, justamente para que o profissional consiga começar a atuar em seu nicho o quanto antes, tendo respaldo.


ART só pode ser feito por profissionais regularizados


Outro ponto relevante sobre a sua regularização como técnico é que a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é algo que só pode ser feito por profissionais regularizados.


E é justamente por isso que você deve estar atento ao processo, com o intuito de se regularizar para evitar contratempos.


Um técnico em segurança do trabalho que não pode fazer sua ART legalmente terá problemas para conquistar e fidelizar clientes.


Assim como, um técnico em transações imobiliárias que precisa dividir todas as suas vendas por não ter o registro regular acabará trabalhando o dobro para bater suas metas de faturamento. Afinal, sempre está cedendo comissão para um colega pela simples assinatura ao final do negócio.


Portanto, é indispensável fazer uma análise financeira para que você possa identificar se realmente vale a pena atuar ilegalmente ou se é financeiramente mais vantajoso se regularizar.


A regularização é, na verdade, um benefício para profissionais que são formados em cursos de boa qualidade e que podem se destacar no mercado.


Seja aquele colaborador de uma grande empresa ou um técnico que busca empreender, é necessário ser estratégico em toda a sua carreira para que possa alcançar a excelência desejada e, com isso, conquiste salários mais altos no mercado em que atua.


Vale a pena cancelar o registro em algum momento?


Além de saber a importância do registro no CFT, é interessante ter clareza de que existe também o momento de não renovar o registro.


Quando você é um profissional que não quer mais exercer uma atividade que demanda o registro técnico, é válido fazer o cancelamento para reduzir seus custos.

Além disso, quando você está em fase de transição de carreira e não pretende mais atuar como técnico da área, é possível procurar o CFT para cancelar o seu registro.


Dessa forma, é possível evitar que tenha que arcar com os custos, o que contribui para que você possa economizar durante a transição de carreira.


É importante ter clareza de que não se trata de apenas deixar de pagar. É preciso procurar o CFT e efetuar o cancelamento de seu registro junto ao órgão, para que possa ficar regularizado.


Quem apenas deixa de pagar está cometendo um equívoco, afinal, poderá contrair uma dívida ao invés de simplesmente regularizar sua situação junto ao órgão. 


Faça sua formação com qualidade CPET


Um dos principais aspectos essenciais para quem busca obter o registro CFT é fazer uma formação de qualidade. Tendo em vista que, o curso técnico precisa ser reconhecido pelo MEC.


Conte com o CPET para fazer uma formação de alta qualidade, eficiente e com formação em seu próprio ritmo de aprendizado.


Uma vez que, o CPET é uma instituição que tem formação EAD, o que permite que o aluno possa estudar todos os dias em seu próprio ritmo.


Aproveitando para fazer uma formação de excelência, que contribui para que o aluno possa concluir o curso tendo todo o suporte da equipe CPET ao longo da formação.


Após concluir a formação em um dos cursos que o CPET oferece e que são passíveis de registro, o profissional poderá aproveitar o certificado emitido pela escola técnica para obter seu registro.


Conheça nossos cursos, descubra aquele que tem maior relação com suas habilidades e invista em sua carreira hoje mesmo construindo uma jornada de sucesso, que se inicia com a melhor formação.

Conheça nossos cursos de NR
Como se atualizar para atender a um mercado de trabalho cada vez mais exigente
Por Marketing CPET 7 de abril de 2025
Está retornando aos estudos? É importante se atualizar para se manter relevante no mercado de trabalho que está cada vez mais exigente.
Qual a diferença entre curso Técnico e profissionalizante?
Por Marketing CPET 4 de abril de 2025
A educação é uma ferramenta poderosa que molda nossas carreiras e futuros. A decisão entre optar por um curso técnico ou profissionalizante não é trivial e deve ser tomada após uma análise cuidadosa das próprias aspirações, necessidades e situação atual.
Quais são os cursos técnicos com melhores salários?
Por Marketing CPET 4 de abril de 2025
Saber quais são os cursos técnicos com melhores salários é importante para quem está pensando em investir na própria carreira.
Como a especialização pode fazer a diferença na sua carreira e remuneração
Por Marketing CPET 1 de abril de 2025
Está em dúvida sobre como a especialização pode fazer a diferença na sua carreira e remuneração? É importante compreender detalhes, especialmente quando você já concluiu um curso técnico e está inserido no mercado de trabalho.
O impacto das NRs na redução de acidentes e doenças ocupacionais
Por Marketing CPET 28 de março de 2025
Diariamente empresas de todos os setores observam o impacto das NRs na redução de acidentes e doenças ocupacionais de forma prática.
Como as NRs impactam as mais diferentes profissões
Por Marketing CPET 26 de março de 2025
É muito importante entender como as NRs impactam as mais diferentes profissões no dia a dia, com o intuito de proteger as equipes.
Quais cursos técnicos fazer em 2025?
Por Marketing CPET 25 de março de 2025
Está procurando orientação sobre quais cursos técnicos fazer em 2025? É importante encontrar uma formação alinhada aos seus objetivos pessoais, para que possa transformar o aprendizado em uma carreira rentável.
Como garantir a segurança no trabalho seguindo as NRs
Por Marketing CPET 24 de março de 2025
A segurança no trabalho é essencial para preservar a integridade física e mental dos trabalhadores, reduzindo riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
Os Melhores Cursos Técnicos para o Mercado de Trabalho em 2025
Por Marketing CPET 21 de março de 2025
Quer saber quais são os melhores cursos técnicos para o mercado de trabalho em 2025? É importante entender as tendências para escolher um curso com boa empregabilidade.
Mais Posts
Share by: