Está pensando em proporcionar um curso técnico no ensino médio para seu filho? É uma decisão importante e que pode beneficiar o futuro de seu filho.
Contudo, é natural que os pais tenham dúvidas se é uma boa opção de investimento para o futuro dos filhos.
De modo que, seja possível garantir boas oportunidades para os jovens. Nós trouxemos mais detalhes sobre as dúvidas comuns sobre o curso técnico no ensino médio, com o intuito de te ajudar a garantir que tome uma boa decisão.
Antes de mais nada, os pais precisam entender que o curso técnico é uma formação que profissionaliza o jovem. Tendo em vista que, forma o jovem para que ele seja um profissional de uma área: TI, administração, educação, saúde, são variadas áreas de formação que permitem ao jovem escolher um curso que esteja alinhado com seus sonhos e objetivos.
Ao longo da formação, o jovem pode adquirir conhecimentos específicos na área de atuação que deseja ingressar. Dessa forma, o jovem consegue se desenvolver em habilidades práticas, para que possa atuar como técnico na área desejada por ele.
O que faz toda a diferença para que tenha uma rápida inserção no mercado e possa aproveitar todas as oportunidades que o curso técnico oferece.
Uma das principais vantagens de fazer um curso técnico é que o aluno consegue obter uma rápida inserção no mercado. Contudo, aquele jovem que ainda quer fazer outras formações, também tem no curso técnico uma boa oportunidade.
De modo que, seja possível garantir que o jovem tenha uma oportunidade de se desenvolver em habilidades práticas. O que vai fazer toda a diferença para que o jovem seja um profissional completo.
É possível fazer o curso técnico junto com a jornada do ensino médio e na sequência continuar os estudos fazendo uma formação de ensino superior na mesma área do curso técnico.
O jovem terá habilidades práticas na área escolhida e também os conhecimentos mais profundos durante a jornada de ensino superior.
O curso técnico é interessante para que o jovem se desenvolva em habilidades que não são ensinadas durante a jornada de aprendizado do ensino superior. Dessa forma, o jovem se torna um profissional muito mais capacitado, viabilizando que tenha excelência em sua formação.
E isso faz toda a diferença para que possa ter uma jornada completa em sua formação, viabilizando que tenha uma carreira de sucesso na área escolhida.
Um jovem que tem em sua formação a combinação de habilidades técnicas e conhecimentos teóricos consegue se posicionar muito rapidamente no mercado.
O curso técnico desenvolve habilidades práticas que o ensino superior não é capaz de ensinar. Além disso, nos últimos anos houve uma valorização das graduações em detrimento da formação técnica. Por isso, o mercado ficou carente de profissionais técnicos capazes de atender as demandas das empresas.
Outro ponto de atenção importante é que o curso técnico oferece uma formação com habilidades práticas. Onde o profissional poderá se desenvolver, viabilizando que consiga utilizar essas habilidades para contribuir para o cotidiano das empresas onde poderá atuar.
Outro ponto interessante de observar é que o jovem pode usar as habilidades que desenvolveu ao longo do curso para que possa empreender na área que estudou.
Seja em TI, administração, saúde ou em outras áreas, o jovem pode usar o que aprendeu para atender demandas já existentes no mercado. Aspecto que fará toda a diferença para que possa ter ganhos expressivos.
Portanto, o somatório de habilidades práticas e demanda de mercado é o que faz com que o jovem que tem a formação técnica consiga se colocar no mercado com mais facilidade.
Mesmo que o jovem faça o curso técnico no ensino médio, continue estudando e só anos depois procure um emprego após ter terminado a graduação, é natural que ele tenha mais facilidade de conseguir emprego que um jovem que só fez graduação.
Afinal, o ensino superior é mais teórico que prático. E as empresas sempre procuram profissionais com habilidades práticas, para que seja possível ter profissionais qualificados, que demandam pouco investimento em treinamento.
Um dos principais pontos de atenção que a família deve ter é conversar com os filhos para que seja possível escolher uma formação adequada aos sonhos do jovem.
Tendo em vista que, é importante que o seu filho tenha a oportunidade de escolher a carreira que deseja seguir.
Afinal, quando o curso é alinhado com a área que ele deseja aproveitar, é possível ter ótimos resultados, estruturando uma carreira de sucesso que começa ainda no ensino médio, combinado com a formação técnica.
O jovem pode concluir o técnico, se inserir no mercado de trabalho com as habilidades que adquiriu e a partir de então, poderá ter a oportunidade de se destacar frente aos concorrentes que estão buscando as mesmas vagas que ele.
É interessante que a família ajude os jovens que estejam indecisos, analisando não só as dúvidas dos filhos, como também as habilidades deles.
Se o filho é apaixonado por tecnologia, mas está em dúvida entre TI e educação, por exemplo, é válido analisar qual curso terá mais empregabilidade, qual formação é mais alinhada com os objetivos profissionais do seu filho e a assim, orientar a decisão.
Os jovens que fazem uma formação técnica junto com o ensino médio, aproveitam a flexibilidade da formação técnica EAD e também uma série de outros benefícios, como:
É possível concluir a formação técnica entre 6 e 18 meses, dependendo da quantidade de horas que o jovem dedica ao dia para estudar.
Portanto, é um modelo que se encaixa em diferentes rotinas quando a formação é EAD. Além de ser interessante por possibilitar que o jovem termine o ensino médio, obtenha o diploma de técnico e possa se posicionar no mercado como tal.
Além de otimizar o tempo, é uma forma interessante de manter o jovem ocupado, viabilizando que tenha ótimos resultados ao longo da jornada como técnico.
O jovem poderá aproveitar a oportunidade de se formar nas mais variadas áreas de seu interesse, como: saúde, tecnologia, administração, turismo e educação.
Portanto, é uma oportunidade completa, que viabiliza ao jovem a possibilidade de se destacar na carreira, aproveitando a formação compatível com a área que sempre quis estudar.
Sem dúvidas, é uma ótima oportunidade para viabilizar o desenvolvimento de habilidades e o aprendizado na área em que o jovem sonha em atuar.
O jovem poderá fazer networking durante a formação, conhecendo pessoas que nutrem as mesmas preferências que ele.
Além de ter a oportunidade de conhecer professores da área que sempre quis atuar e se desenvolver, aproveitando o curso como uma plataforma para continuar avançando em sua carreira.
Sim, quando o curso é reconhecido pelo MEC. Todos os cursos técnicos oferecidos pela CPET são reconhecidos pelo MEC, garantindo que seu filho possa concluir a formação e aproveitar as diferentes oportunidades disponíveis no mercado.
Dessa forma, sempre que o jovem quiser apresentar a sua documentação comprobatória, poderá utilizar o diploma para ter acesso a oportunidades.
Inclusive, com o diploma o jovem pode se associar a entidades regulatórias de sua área de atuação, viabilizando que conheça mais pessoas, tenha uma atuação regular e possa até mesmo assumir cargos públicos por meio de concurso.
Um ponto muito importante de se destacar é que o jovem só terá acesso ao diploma técnico após comprovar na escola técnica que concluiu o ensino médio.
Portanto, é indispensável que ocorra um planejamento, para que seja possível se organizar e receber os dois diplomas, garantindo a qualificação que o jovem sempre quis ter.
Não é raro que a família tenha receio de que o jovem desista de fazer o ensino superior após concluir um curso técnico.
Afinal, é possível se inserir no mercado, aproveitar as oportunidades e a partir de então, é natural que o jovem comece a ganhar bem.
Contudo, o jovem que almeja crescer na carreira e sonha em continuar aumentando seu potencial de ganhos, naturalmente continuará fazendo cursos e formações.
Uma vez que, é um caminho natural de se seguir quando o objetivo é ter uma carreira de sucesso. Todo jovem que almeja ganhos expressivos pode potencializar seus resultados com dedicação à própria formação.
Seu filho pode aproveitar para começar o curso técnico agora mesmo! Com a CPET o curso técnico pode ser iniciado EAD, garantindo que o jovem possa aproveitar a possibilidade de fazer a formação técnica em conjunto com o ensino médio.
Dessa forma, a formação EAD ajudará a garantir uma jornada excelente e diversas possibilidades para a carreira. Faça a matrícula de seus filhos hoje mesmo.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.