Curso Técnico em Automação Industrial: O que Faz, Salário e Mais!

Automação Industrial: o que faz?
Se uma de suas dúvidas é sobre o que faz o técnico em automação industrial, fique tranquilo, pois você acaba de chegar no lugar certo para acabar com suas dúvidas e trazer mais conhecimento a respeito do curso automação industrial.
Um técnico em automação industrial formado pelo curso à distância do CPET está capacitado a elaborar projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados em processos industriais.
O profissional que possui formação em Automação Industrial é responsável por modernizar processos produtivos que são usados na indústria.
Também, possui a responsabilidade de projetar máquinas, componentes robóticos, equipamentos, automação industrial e sistemas de integração. Também desenvolve software,.
O Curso Técnico em Automação Industrial detém o intuito de oferecer formação técnica de nível médio bastante sólida, a partir de conhecimentos específicos nas áreas de Eletrônica, Mecânica, Eletrotécnica, Gestão e Informática.
Em um modo geral, um técnico em automação industrial instala e programa e opera máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos utilizados em automação e faz manutenções nestes equipamentos.
Áreas de Atuação
Existem diferentes áreas de atuação em que um profissional em automação industrial formado pelo CPET pode trabalhar.
Veja, a seguir, quais as áreas em que um técnico em Automação Industrial pode atuar em diferentes áreas industriais, como:
- Automobilística;
- Química;
- Alimentícia;
- Petroquímica;
- Farmacêutica;
- Agrícola;
- Metalúrgica.
Salário do formado no Curso Técnico em Automação Industrial
Ao concluir o curso técnico em Automação Industrial, dependendo da região do país e com base em profissionais já atuantes na área, a faixa salarial pode variar entre R$ 2.411,00 e R$ 8.806,00.
Como o mercado está aquecido, é possível encontrar colocação desde empresas de pequeno porte até multinacionais, afinal, as organizações necessitam de algum tipo de sistema ou equipamento em seus processos produtivos.
Além de concluir o curso, é necessário tirar o registro profissional junto ao CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia -, para exercer legalmente a profissão.
O profissional em automação industrial, mesmo em início de carreira, consegue alcançar uma ótima remuneração, principalmente em razão da alta demanda e poucos profissionais capacitados.
Nos principais sites de emprego, é possível ter uma ideia mais exata sobre automação industrial salário para pessoas sem experiência profissional.
Qual o conteúdo apresentado no curso técnico em automação industrial?
Veja abaixo, quais são as matérias que você vai estudar no Curso Técnico em Automação Industrial:
- Eletricidade I;
- Eletrônica Básica;
- Instrumentação (EWB);
- Instrumentação Eletrônica - Multímetro;
- Instrumentação Eletrônica - Osciloscópio;
- Introdução ao Autocad 2D;
- Multisim 13 Fundamentos;
- Nivelamento de Física;
- Nivelamento de Matemática;
- Princípios de Eletromagnetismo;
- Princípios de Eletrônica Analógica;
- Microprocessadores;
- Multisim Avançado - Técnicas de Simulação;
- Leitura e Interpretação de Diagramas Eletrônicos;
- Introdução à Mesa Eletrônica;
- Eletricidade II;
- Eletricidade III;
- Eletrônica Digital;
- Eletrônica Analógica;
- Instrumentação e Automação Industrial;
- Algoritmos e Programação;
- Lógica de Programação;
- CLP - Controladores Lógicos Programáveis;
- CLP Fundamentos;
- Projeto Prático em Automação Industrial I;
- Programação CNC para Torneamento e Fresamento;
- Eletrônica Digital Fundamentos;
- Eletrônica Industrial;
- Automação Industrial;
- Fundamentos de Automação Industrial;
- Eletrônica Industrial - Princípios Básicos;
- Circuitos de Interface e Relógios Digitais;
- Projeto Prático em Automação Industrial II;
- Eletrônica Industrial Avançada;
- Acionamentos Elétricos;
- Instrumentação;
- Sensores Elétricos e Eletrônicos;
- Sistemas Microcontrolados;
- Instalações Elétricas Industriais;
- Sistemas hidráulicos e pneumáticos;
- Projeto Prático em Automação Industrial III;
- Trabalho de Conclusão de Curso em Automação Industrial;
- Laboratório de instalações elétricas.
Todos os conteúdos possuem alta qualidade e precisão em ensinar a você a como se tornar um técnico em automação industrial capacitado para lidar com os problemas que vão surgir ao longo do dia de trabalho.
Diferenças entre o curso técnico e o bacharelado
Se o seu objetivo é encontrar ofertas de emprego e boas oportunidades no mercado de trabalho técnico em Automação Industrial, e claro, com uma excelente remuneração, a melhor alternativa é o curso em Automação Industrial.
No entanto, é normal ter dúvidas entre fazer um curso técnico ou bacharelado. Portanto, é importante entender as principais diferenças entre as duas modalidades antes de fazer a sua escolha.
Uma das principais diferenças é que o curso técnico em Automação Industrial prepara o aluno para atender as exigências do mercado, facilitando assim a inserção na sua área de atuação.
Ao contrário do bacharelado, que é uma graduação, logo, de maior duração, o curso técnico em Automação Industrial dura em torno de um ano e meio e dois, dependendo da carga horária.
Um outro ponto é o investimento feito, onde o curso técnico é bem mais acessível financeiramente comparando com um curso superior.
Vantagens do curso técnico em Automação Industrial
Talvez você ainda esteja em dúvida se o seu perfil se encaixa no curso técnico em Automação Industrial e se é a carreira certa para você.
Então, vale a pena avaliar as principais vantagens de um curso técnico.
Um dos principais diferenciais é que o curso técnico fornece ao aluno todas as ferramentas exigidas pelo mercado de trabalho, logo, não terá nenhuma dificuldade em encontrar uma colocação.
Como o curso conta com uma grade curricular rica em conteúdos, o profissional tem uma maior probabilidade de trilhar uma carreira de sucesso e com ótima remuneração.
Além disso, o curso técnico em Automação Industrial é ministrado por professores atuantes no mercado, o que contribui para o networking, ou seja, uma maior possibilidade de ser indicado para um determinado cargo.
Por fim, você vai concluir sua capacitação em um período bem menor do que a graduação.
Onde estudar?
Um curso técnico em Automação Industrial é o melhor caminho para a formação de profissionais qualificados e que atendam aos requisitos do mercado.
Hoje em dia, a maior parte das empresas priorizam profissionais técnicos, pois sabem que são altamente capacitados e são ideais para preencher suas vagas.
E justamente para atender essa demanda que o curso técnico em Automação Industrial ofertado pelo CPET é considerado o curso mais bem avaliado no Brasil.
Além disso, como é oferecido na modalidade online, é acessível para qualquer pessoa, independentemente de sua localização.