Fazer um curso técnico ainda durante o ensino médio vale a pena! E nós trouxemos uma série de informações e dicas para te ajudar a compreender se é a opção ideal para seus filhos.
Afinal, é natural que os pais busquem a melhor qualificação para os filhos, visando conquistar resultados de longo prazo para a construção de uma carreira de sucesso.
O que faz com que seja importante que a família tenha clareza sobre os benefícios e vantagens diferenciadas de fazer um curso técnico enquanto ainda está cursando o ensino médio.
Geralmente o ensino médio é marcado pelos estudos voltados para a aprovação em uma boa faculdade, seja para obter descontos nas empresas privadas ou ser aprovado em uma instituição pública.
Todavia, alguns alunos nutrem o objetivo de se inserirem rapidamente no mercado de trabalho, começando a construir uma carreira.
Mesmo que tenham como objetivo fazer uma faculdade que complemente essa carreira, são pessoas que desejam empreender, se desenvolver e que estão em busca de oportunidades mais práticas.
Ideal para esses alunos, a formação técnica durante o ensino médio abre portas, trazendo ótimos resultados para a formação do aluno.
Afinal, é possível otimizar tempo e concluir o ensino médio já com um título de técnico. É importante saber que o curso feito fora da escola onde o aluno estuda o ensino médio requer a apresentação da conclusão do ensino médio para que se tenha a emissão do certificado de técnico.
Todavia, é um processo que é rápido e vale a pena, justamente para que o aluno possa ter os dois diplomas, saindo na frente no mercado de trabalho.
O curso técnico no ensino médio pode ser uma excelente escolha para a maior parte dos alunos. Nós trouxemos alguns dos benefícios que a formação poderá oferecer, confira quais são:
O jovem terá acesso a qualificação profissional ainda muito precocemente, o que permite que tenha habilidades específicas de uma área escolhida por ele, por identificação.
Um jovem técnico de enfermagem, por exemplo, pode aprender bastante sobre a área da saúde, fazer uma formação completa, se posicionar no mercado e trilhar uma graduação na área da saúde anos depois.
Afinal, já terá uma visão do mercado, das possibilidades, remunerações e outros fatores relevantes. O que faz com que o jovem possa se preparar para o mercado de trabalho da melhor forma possível desde cedo.
Contribuindo para que tenha ganhos expressivos e possa se colocar no mercado com um salário atraente, que possibilita até mesmo pagar pela própria graduação no futuro.
Por já ter uma formação, o aluno conclui o curso técnico e aproveita as melhores oportunidades de emprego. Além de ser mais fácil vencer as barreiras do mercado por ter habilidades técnicas, o jovem terá salários mais altos quando comparados com os colegas que não fizeram formação técnica.
Portanto, é uma ótima opção para quem deseja se colocar no mercado, tendo a possibilidade de aproveitar salários mais altos. Afinal, é natural que o jovem queira ter uma carreira bem remunerada.
O jovem normalmente estuda no período da manhã ou da tarde durante o ensino médio, tendo todo o restante do dia livre.
Isso pode ser uma vantagem significativa, especialmente se o jovem deseja começar a trabalhar e ganhar dinheiro mais rapidamente.
Afinal, poderá concluir o ensino médio e o ensino técnico praticamente ao mesmo tempo, aproveitando a possibilidade de se posicionar no mercado.
O que não significa que após concluir a formação técnica o jovem necessariamente vai parar de estudar. Contudo, poderá se posicionar no mercado com um salário mais atrativo, o que é interessante sob diferentes pontos de vista.
O jovem que nunca trabalhou precisa ter habilidades práticas para que consiga vencer as dificuldades de conquistar o primeiro emprego formal.
Afinal, é natural que as empresas busquem profissionais com experiência. E isso se dá justamente por desejarem pessoas com habilidades práticas, para que seja possível evitar que a empresa invista muito em treinamento.
Ao investir em formação técnica, o jovem consegue desenvolver habilidades diretamente aplicáveis ao campo de trabalho no qual deseja atuar.
Dessa forma, o jovem se torna muito mais competitivo para o mercado de trabalho, desencadeando maior empregabilidade.
Sabe quando o jovem não tem certeza de qual área deseja cursar e tem dúvidas sobre duas graduações? É muito comum que essa indecisão faça o jovem começar o curso de graduação e largar. Por isso mesmo, é importante que o jovem tenha a oportunidade de fazer um curso mais rápido na área escolhida, para que possa identificar se realmente é aquilo que ele deseja para a vida dele.
Jovens que fazem um curso técnico concluem a formação entre 6 e 12 meses, podendo aproveitar a experiência para ter certeza de que é uma área com a qual se identifica.
Dessa forma, o jovem evita fazer matrícula, começar cursos e simplesmente sofrerem de desmotivação por não ser uma formação como esperavam desde o começo.
Portanto, fazer uma formação técnica é uma ótima oportunidade de começar a jornada profissional, com o intuito de garantir que o jovem possa ter uma melhor experiência ao se matricular em uma formação se ensino superior.
Os cursos técnicos são muito interessantes para os jovens por causa da diversidade de áreas de formação, com cursos que são alinhados com o mercado. Em outras palavras, o jovem tem a possibilidade de escolher um curso que esteja alinhado com seus objetivos e que atende à demanda do mercado.
Portanto, é um curso que é relevante, com conhecimentos que são aplicáveis e possibilitam um ótimo resultado para o jovem ter alta empregabilidade. Sem dúvidas, é uma ótima oportunidade para que o jovem possa se destacar no mercado, estudando aquilo que ele deseja e que é compatível com seus interesses e habilidades pessoais.
Ao longo de uma formação técnica é possível desenvolver networking, aproveitando a possibilidade de se desenvolver no mercado, tendo mais chances de se colocar no mercado de trabalho.
Afinal, quando se tem uma formação de excelência e que conecta o profissional com outros profissionais da área na qual ele deseja atuar, é natural que as parcerias se estabeleçam e oportunidades se desenvolvam.
Um jovem que opta por fazer a graduação após concluir seu curso de ensino médio naturalmente precisa de pelo menos 2 anos para conseguir um estágio na área.
Enquanto o jovem que faz o curso técnico com o ensino médio pode se inserir no mercado imediatamente após concluir a formação técnica e obter o diploma. O que faz com que se tenha otimização de tempo para quem precisa se colocar no mercado rapidamente, visando melhorar de vida.
Iniciar a carreira precocemente possibilita acessar mais rapidamente bons salários, acumular experiência, aproveitar oportunidades e se posicionar no mercado para que tenha chances de construir ótimos resultados no longo prazo.
Afinal, ter uma rede de contatos no mercado que almeja atuar faz toda a diferença, possibilitando que tenha ótimos resultados no mercado. Uma vez que, terá uma reputação excelente, possibilitando que tenha chances de ter ótimos empregos.
Um dos pontos de atenção para a família é que o curso técnico poderá ser feito na modalidade EAD. O que faz toda a diferença para que o jovem tenha praticidade ao longo do processo de ensino.
Tendo em vista que, é importante que o aluno consiga ter facilidade de encaixar a jornada de ensino em seu tempo livre. O que faz toda a diferença para que possa ter facilidade de se adaptar.
Afinal, quando o aluno consegue organizar a sua agenda da melhor maneira possível, otimizando os horários, é natural que consiga aproveitar para desenvolver a habilidade de gestão do tempo, que é extremamente valiosa para todas as fases da vida e para a carreira.
Outro ponto interessante é que em semana de provas o aluno consegue otimizar os horários do curso técnico EAD, para que consiga aproveitar bem o tempo e facilitar a rotina de estudos.
Agora que já sabe mais sobre o curso técnico no ensino médio, aproveite para fazer a matrícula de seu filho, usufruindo da formação CPET.
Em nossa instituição os professores atualizam os materiais do curso frequentemente, viabilizando que a formação esteja sempre alinhada com o mercado.
Além disso, os alunos contam com todo o suporte necessário ao longo da jornada de ensino. Aspecto que faz toda a diferença para que possa ter uma excelente experiência durante a jornada de ensino.
Vale a pena aproveitar preços justos, variedade de cursos e suporte, para contar com a CPET e ter um curso técnico reconhecido pelo MEC no currículo de seu filho.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.