Taxonomia de Bloom – Conheça os 6 níveis
A taxonomia de Bloom , ou taxonomia de objetivos educacionais foi estabelecida em 1956. Além da análise dos vários níveis de aquisição e uso do conhecimento, os três modelos (cognitivo, afetivo e psicomotor) possuem uma estrutura organizacional hierárquica e classificam os objetivos de aprendizagem em categorias complicadas e específicas.
E vamos falar neste post justamente sobre a taxonomia de Bloom e modelo cognitivo de na área da educação, e como colocar em prática.
Boa leitura!
A relação da taxonomia de Bloom com a educação?
É uma taxonomia que categoriza domínios de aprendizagem ou uma lista que categoriza as habilidades e atividades que podem surgir nas atividades educacionais da escola e, como resultado, são avaliadas.
Assim, de acordo com esta taxonomia, os alunos devem ter adquirido novas habilidades e informações após a participação em um processo de ensino-aprendizagem.
E, Benjamin Bloom , em particular, concebeu um sistema de objetivos educacionais a serem cumpridos pelos alunos.
Como resultado, os alunos são incapazes de alcançar objetivos maiores sem primeiro completar os objetivos de nível inferior.
O campo cognitivo e aplicabilidade prática da Taxonomia de Bloom

O campo cognitivo significa que os alunos são capazes de compreender e usar na prática as informações que obtêm durante as aulas , para que o conhecimento aprendido seja produtivo.
Ele contém uma tabela com seis níveis definidos hierarquicamente definindo objetivos educacionais no domínio cognitivo com ações específicas para atingir cada nível:
1. Conhecimento
Isso requer reconhecimento e lembrança, sem necessariamente apreender os significados de fatos, frases, conceitos básicos ou questões.
2. Compreensão
Isso inclui demonstrações de fatos e ideias, organização, comparação, tradução, interpretação e descrição das ideias-chave.
3. Aplicação
O uso da informação adquirida, resolução de problemas, aplicando o que você aprendeu a novas situações.
4. Análise
Isso envolve avaliar e dividir as informações em seções e identificar como elas estão vinculadas; identificar razões ou razões, inferir informações e encontrar evidências para apoiar generalizações.
5. Síntese
A estrutura ou caminho de componentes distintos compreende a construção. O ato de reunir partes em um todo também é referido.
6. Avaliação
Inclui a apresentação e defesa de pontos de vista, juízos de valor a respeito das informações, ideias ou qualidade do trabalho baseado em determinados critérios.
Como você pratica a taxonomia de bloom?

Tenha em mente que todas as atividades cognitivas devem ser incluídas no plano de aula e atividades que tem que ser sugeridas aos alunos.
Para tanto, devem ser estimuladas as competências de cada área , uma vez que possibilitam que o aprendizado seja realizado em conjunto. Todo novo conteúdo a ser ensinado deve ser estruturado conforme cada atividade necessária para que o aprendizado aconteça e seja repassado aos alunos.
Para melhor responder às necessidades dos seus alunos, os objetivos educacionais são elaborados pelo professor baseado na taxonomia de bloom , de maneira que deve identificar antecipadamente o nível em que se encontram e ser estruturados com base em três questões a serem respondidas:
- ‘O quê?’: o objetivo é desenvolver o componente conceitual das habilidades a serem trabalhadas em sala de aula e definir o que o aluno pode saber para um certo nível de aprendizagem.
- “Como?” refere-se à característica processual da forma como o professor usa a transmissão de conhecimento.
- Para quê?: tem como objetivo explicar esta informação com situações do quotidiano e contextualizar o conhecimento com outras áreas do conhecimento ou com a própria componente curricular.
Portanto, a taxonomia de bloom pode ser empregada para avaliar a aprendizagem de seus funcionários em uma área de treinamento e alcançar resultados excelentes!
O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!
Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:
Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET
ou (11) 9 6056-8891
