7 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

Matheus • 16 de junho de 2021
7 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

O local de trabalho é um lugar onde você passará a maior parte do tempo. É importante não apenas ser produtivo, mas também ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho e com seus colegas. Dessa forma, você pode trabalhar de forma mais eficaz e eficiente em equipe.

O CPET preparou neste artigo 7 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho, confira abaixo quais tópicos iremos abordar:

  • Evite falar de assuntos pessoais no trabalho
  • Dê feedback positivo para seus colegas
  • Seja um bom ouvinte, apoiando as opiniões dos outros
  • Não julgue os outros pelo que eles estão vestindo ou com quem conversam
  • Respeite a privacidade dos outros colaboradores
  • Compartilhe sua experiência profissional sem ser arrogante ou esnobe
  • Respeite o tempo das pessoas

Para ajudar a melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho, compilamos abaixo algumas dicas que comprovadamente funcionam!

1. Evite falar de assuntos pessoais no trabalho

Evite falar sobre assuntos pessoais no trabalho. Se você quer estabelecer um relacionamento profissional é importante que respeitem sempre os seus limites, especialmente, quando o ambiente de trabalho está desagradável e competitivo.

Não seja agressivo ao criticar os outros porque isso vai atrapalhar todos do time para alcançarem os objetivos comuns da empresa. Ainda é possível falar sobre assuntos pessoais com os colegas, mas evite o lugar de trabalho para isso.

Assim, o melhor horário para conversação é nos intervalos do almoço ou no final da tarde. Além disso, a melhor coisa de trabalhar é não falar de política ou religião.

É importante se divertir no local de trabalho, mas há certos tópicos que devem permanecer proibidos.

Pode ser uma preferência pessoal para algumas pessoas, mas é mais seguro apenas evitar conversas com colegas de trabalho sobre qualquer coisa, desde sexo e relacionamentos a queixas familiares por motivos da empresa do que correr o risco de ofender perguntando a outra pessoa o que ela pensa (ou pior ainda, revelando suas próprias opiniões). Esta dica pode facilmente te ajudar com o relacionamento interpessoal no trabalho.

2. Dê feedback positivo para seus colegas

Dê feedback positivo para seus colegas

Quer saber como fazer colegas se sintam bem e melhorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho? Você pode começar a dizendo algo positivo sobre eles.

E, dar feedback positivo a seus colegas é uma maneira de fazê-los sentir-se bem consigo mesmos e aumentar seu moral. Você pode começar dizendo à pessoa algo positivo, como como ela fez um trabalho incrível com este projeto ou que você realmente admira o que ela está fazendo pela empresa agora.

Como também pense em como você pode tomar a iniciativa em todas as oportunidades de dar feedback positivo, seja por meio de incentivos básicos com ‘bom trabalho!’

Se elogios em abundância de todos os ângulos ao longo do dia ou participação mais ativa, aparecendo mais cedo antes que as reuniões da empresa comecem a preparar guloseimas (ou mesmo café) para todos os outros que chegam para o café da manhã, você terá melhorado em um dia o seu relacionamento interpessoal no trabalho.

3. Seja um bom ouvinte, apoiando as opiniões dos outros

Seja um bom ouvinte, apoiando as opiniões dos outros para melhorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho. Você pode começar por agradecer ao oponente em seu discurso e acreditar que ele tem sua própria experiência para contribuir com vocês.

Ouvir os outros é uma forma de demonstrar apreciação e dando a ele o poder para continuar com suas ideias. É um bom modo de construir pontes que podem levar a alianças positivas, em vez da batalha de “poderes” que é tão comum.

E, ouvir os outros em vez de apenas falar para eles, dá a você o benefício da conexão real. Fazer isso significa que você tem respeito por suas opiniões , desenvolvimento de um bom relacionamento interpessoal no trabalho depende, em grande parte, de comunicação.

Logicamente, é difícil para qualquer pessoa que tem uma necessidade específica ou problema para dizer, mas é algo que você deve considerar.

4. Não julgue os outros pelo que eles estão vestindo ou com quem conversam

Não julgue os outros pelo que eles estão vestindo ou com quem conversam, essas atitudes podem prejudicar o seu relacionamento interpessoal no trabalho. Você nunca sabe se aquela pessoa é um novo recruta tentando conseguir uma identidade na empresa.

Além disso, as roupas não contam toda a história. Você deve dar o benefício da dúvida para cada um, afinal quem você é para julgar?

Não apenas isso, no mundo real as pessoas mostram seus valores em outras coisas além dos aspectos externos.

5. Respeite a privacidade dos outros colaboradores

A privacidade é um direito natural que todos merecem.

Por isso, você tem o dever moral e ético de respeitar os outros colaboradores, mas não perca as suas expectativas sobre a utilização do espaço comum da empresa por parte dos seus colegas de trabalho durante o horário de trabalho para seu próprio benefício pessoal e isso pode auxiliar no relacionamento interpessoal no trabalho.

6. Compartilhe sua experiência profissional sem ser arrogante ou esnobe

Compartilhar sua experiência profissional pode ser uma ótima maneira de ajudar outras pessoas que precisam de conselhos e também contribui para o relacionamento interpessoal no trabalho.

Nesse sentido, existem muitos motivos pelos quais compartilhar é uma parte importante para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho:

  • Você pode ter a resposta de que alguém precisa para seu próprio trabalho ou procura de emprego;
  • É sempre bom quando as pessoas recebem e apreciam feedback sobre o que fazem de melhor de vez em quando;
  • Retribuir ajuda a nos lembrar que ainda não sabemos tudo sobre a vida, então, enquanto houver ouvidos dispostos a ouvir, talvez apenas mais esta história faça toda a diferença!

7. Respeite o tempo das pessoas

O segredo da vida e do relacionamento interpessoal no trabalho é ter a capacidade de ser gentil com as outras pessoas. Além disso, respeitar o tempo das pessoas é uma forma de demonstrar que você se importe.

Do mesmo modo o respeito pelos outros também podem colaborar no desenvolvimento da nossa personalidade por conduzir a comportamentos positivos introspectivo e extrovertido tendendo prover adequadamente para nós mesmos.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

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