O que faz um técnico em eletrotécnica?

Que tal saber tudo sobre o que faz um técnico em eletrotécnica? Dessa forma você consegue identificar se a formação está alinhada aos seus objetivos de futuro.
Afinal, quando se sabe todos os detalhes sobre o mercado de trabalho é possível identificar se ele combina com aquilo que você busca para seu futuro.
E é justamente isso que iremos abordar para te ajudar a ter certeza de que o técnico em eletrotécnica é a formação que está mais alinhada aos seus objetivos. Vem conferir tudo e tome uma decisão bem informada.
O que faz um técnico em eletrotécnica?
O técnico em eletrotécnica é um profissional que pode atuar em diferentes áreas relacionadas à eletricidade e eletrônica.
Uma vez que, o profissional planeja, instala, opera e garante o funcionamento de sistemas elétricos e eletrônicos.
De modo que, todos os equipamentos e redes de energia podem ser beneficiadas pela atuação do profissional.
Com atuação em relação aos circuitos elétricos, motores, geradores, transformadores, sistemas de automação e instalações industriais e prediais, o profissional também pode atuar em sistemas de energia renovável como sistemas de energia eólica e solar.
Portanto, é uma formação que oferece muita versatilidade para o profissional que deseja atuar na área e busca boas oportunidades de remuneração.
Afinal, quando o profissional busca uma formação que dá muitas oportunidades no mercado é possível ter uma excelente remuneração. Aspecto que faz toda a diferença para que possa construir uma carreira de sucesso.
Quanto ganha um técnico em eletrotécnica?
Além de saber das possibilidades de carreira, é importantíssimo que você saiba quanto ganha um técnico em eletrotécnica, justamente com o intuito de garantir que possa identificar se está alinhado aos seus objetivos.
Tendo em vista que, o salário é um fator importantíssimo em qualquer carreira. Segundo o Glassdor, um técnico em eletrotécnica tem salário médio de R$3.000 a R$4.000 no Brasil.
Ainda segundo o site, os salários mais altos são pagos aos profissionais que atuam em São Paulo. Por isso mesmo, é interessante analisar a realidade em sua região.
Um segredo para decidir se uma profissão tem salário compatível com suas expectativas é olhar as vagas em sua região. De modo que, possa ter uma visão realista das possibilidades em sua região.
Afinal, em cada cidade do país os salários são compatíveis com a demanda de profissionais. O que faz com que seja interessante escolher uma profissão que esteja alinhada aos seus objetivos, preferências e que pague bem na sua cidade.
A formação em eletrotécnica é demorada?
Agora que você sabe o que faz e quanto ganha, é natural que queira saber se o curso é demorado e difícil de concluir. Afinal, é importante se organizar para que consiga estudar e ter o melhor aproveitamento da formação.
Por isso, trouxemos boas notícias: é possível fazer a sua formação em eletrotécnica na modalidade EAD.
Tendo em vista que, o curso técnico em eletrotécnica é reconhecido pelo MEC. O que faz com que você possa ter reconhecimento do mercado, ampliando suas possibilidades de construir uma carreira de sucesso.
Quais habilidades um técnico em eletrotécnica precisa ter?
Um ponto de grande relevância para melhorar a sua empregabilidade, é que o técnico em eletrotécnica precisa de conhecimentos que vão além da formação técnica. Algumas habilidades farão a diferença em sua empregabilidade, como:
Capacidade de trabalhar em equipe
O técnico em eletrotécnica costuma atuar em equipe, tendo auxílio para resolver algumas demandas. Por isso, é importante considerar essa habilidade na hora de desenvolver a sua carreira.
Pessoas que não conseguem liderar um colega, que não se comunicam bem e que sentem dificuldade de atuar em equipe precisam desenvolver essa capacidade.
De modo que, possam aproveitar as diferentes oportunidades que a carreira oferece para que consigam construir uma carreira de sucesso.
Afinal, muitos jovens se concentram somente nas habilidades técnicas e esquecem de focar também nas habilidades que precisam para se relacionarem com contratantes e colegas de trabalho.
Boa comunicação
Seja para atuar como CLT ou empreender, é importante ter uma boa comunicação. Aspecto que faz toda a diferença para que consiga ter uma excelente atuação na área.
Afinal, é preciso entender a demanda do cliente, explicar como o seu trabalho resolverá a demanda e a partir de então as pessoas darão o devido valor ao seu trabalho.
A comunicação eficaz é indispensável para que os profissionais consigam resolver problemas com eficiência, esclarecerem dúvidas de quem usa os equipamentos e muito mais.
Por isso, é importante que o técnico compreenda a relevância de ser claro na forma como se comunica. Até mesmo quando é necessário transmitir uma informação mais técnica, é importante saber explicar para o cliente a informação, para que ele entenda a relevância de sua atuação.
Explicar o seu trabalho com eficiência é importantíssimo para que sua atuação seja compreendida pelo contratante como algo relevante.
Ser uma pessoa concentrada e atenta
O profissional que atua como técnico em eletrotécnica precisa, sobretudo, conseguir se concentrar e seguir todos os protocolos de segurança durante sua atuação.
Uma vez que, erros podem causar danos em equipamentos muito caros. Além disso, quando se trabalha com equipamentos elétricos é possível até mesmo causar um incêndio por um equívoco.
Portanto, quem lida com as demandas eletrotécnicas precisa ser focado, eficiente, atento às normas técnicas para que possa ser eficiente, evitar riscos desnecessários e consiga garantir a segurança do trabalho prestado.
Capacidade de resolver problemas
É indispensável que a pessoa seja capaz de analisar a situação e resolver os problemas que são relatados por seus clientes.
O profissional precisará analisar e identificar falhas em sistemas elétricos, para que possa sugerir soluções eficazes. Aspecto que faz toda a diferença para que consiga atender seus clientes com a eficácia desejada.
Ser analítico, compreender detalhes sobre o sistema que está atendendo é fundamental, para que possa auxiliar seus clientes.
Onde o técnico em eletrotécnica atua?
É importante saber quais são as empresas que o técnico em eletrotécnica é capaz de atender e quais são seus potenciais contratantes.
De modo que, possa ter certeza de que é uma opção interessante de formação na sua região, confira a seguir:
- Usinas hidrelétricas, termoelétricas, solares e eólicas;
- Indústrias metalúrgicas;
- Empresas de distribuição de energia elétrica;
- Empresas de água e saneamento;
- Empresas de telecomunicações;
- Empresas de construção civil;
- Empresas de manutenção e instalação de equipamentos elétricos;
- Escritórios de projetos técnicos;
- Indústrias petrolíferas;
- Abrir sua própria consultoria;
- Empresas de assistência técnica.
Portanto, é interessante entender que todas essas empresas são potenciais contratantes. Vale a pena analisar que todas essas empresas podem te dar oportunidade de construir uma carreira de sucesso.
Vale a pena observar se na sua região existem muitas empresas nesses segmentos, com o intuito de que possa aproveitar as oportunidades em sua região.
Afinal, se na sua cidade há poucas empresas nessas áreas, já é um indicativo de que a empresa não tem muitas oportunidades na região.
Conhecer todos os detalhes sobre as áreas de atuação é fundamental para que possa ter boas oportunidades.
Vale a pena empreender atuando como técnico em eletrotécnica?
Você deve ter percebido que uma das oportunidades disponíveis para o técnico em eletrotécnica é atuar com consultoria.
Essa oportunidade é interessante por diferentes fatores, afinal, quando uma pessoa empreende é natural que ela ganhe mais que a pessoa assalariada. E isso acontece justamente por causa do risco que a pessoa assume.
O que faz com que seja interessante analisar todos os detalhes para que possa ter clareza sobre seu perfil, com o intuito de tomar uma boa decisão para seu futuro.
Afinal, empreender requer apetite de risco, o que muitas pessoas não possuem. Os profissionais que buscam uma carreira de sucesso, consolidada e com rendimentos fixos, devem preferir atuar como CLT.
Aqueles que buscam possibilidade de ganhar acima da média, estão dispostos a trazer soluções para o mercado e desejam alcançar excelentes resultados assumindo riscos, vale a pena empreender.
Lembre-se que para abrir um negócio é importante ter mais habilidades que meramente os conhecimentos técnicos. Afinal, o profissional precisa ter capacidade de efetuar vendas, deve buscar diferenciais para seu negócio e muito mais.
O que faz toda a diferença para que seja um profissional que tem excelentes resultados financeiros, a partir de uma atuação eficaz no mercado em que está inserido.
Faça sua formação com a qualidade CPET
Agora que você já sabe mais sobre a formação como técnico em eletrotécnica, aproveite a possibilidade de fazer a sua formação técnica com a qualidade CPET.
Todos os nossos cursos são reconhecidos pelo MEC, o que garante que os alunos tenham a oportunidade de se tornar um técnico que se destaca no mercado.
A formação técnica EAD oferece toda a qualidade que você necessita para que consiga ser um técnico que se destaca no mercado.
A facilidade de incluir o curso EAD em sua rotina faz com que a jornada de ensino possa ser aproveitada em sua jornada, o que faz toda a diferença para que você tenha facilidade de se posicionar no mercado em que deseja atuar.
Aproveite a possibilidade de fazer a sua matrícula hoje mesmo e construir a sua jornada como técnico em eletrotécnica.