Apesar de mercado de trabalho ser extremamente competitivo, cada vez mais, ele também apresenta diversas possibilidades de emprego. Para assumir um bom cargo, no entanto, é necessário capacitação.
Esse é o melhor investimento e melhor caminho para conquistar uma boa colocação no mercado profissional, além, claro, de um salário satisfatório.
Escolher entre os muitos campos disponíveis para estudar e se qualificar pode ser complicado. No entanto, se você tiver informações suficientes sobre cada especialização, será mais fácil determinar qual é a melhor para suas expectativas futuras.
Já postamos no blog como os cursos técnicos são uma ótima opção para quem busca construir uma carreira de sucesso, pois surgiram para atender a necessidade do setor de formação profissional qualificada.
Mas nos cursos técnicos não é diferente: são muitas opções! Uma pergunta muito comum para os interessados nas áreas de energia e circuitos é: Qual curso técnico é melhor, eletrônica ou mecânica?
Primeiramente, é importante ressaltar que os melhores cursos técnicos são aqueles que melhor se adequam aos seus objetivos, interesses e habilidades, por isso é fundamental entender como funciona cada curso e onde atua cada profissional.
De qualquer modo, para responder essa pergunta, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) elaborou esse artigo explicativo para ajudar na escolha de seu próximo curso técnico. Confira abaixo um pouco das diferenças entre o técnico em mecânica e em eletrônica.
Profissionais técnicos dessa área analisam, projetam, desenvolvem, produzem e mantêm sistemas e equipamentos contendo componentes mecânicos. Muitos desses dispositivos fazem parte do nosso dia a dia. Motores de ventiladores elétricos, máquinas de lavar, secadores de cabelo e transformadores de geradores são bons exemplos. E a lista é enorme! Isso significa que todos esses dispositivos mencionados convertem energia elétrica em energia mecânica.
O mercado de trabalho para técnicos mecânicos é definitivamente voltado para a indústria, principalmente quando se trata de manutenção de equipamentos, pois há muitos desses dispositivos nesses espaços.
É importante considerar que um dos fatores mais favoráveis para o mercado de trabalho em ambas as áreas é a continuidade da alta demanda pelos serviços prestados por técnicos mecânicos, principalmente da indústria.
O salário varia entre 4.000 reais e 5.000 reais em média. Para profissionais autônomos, esse valor pode variar ainda mais dependendo de como a vaga é divulgada, pois há muitas demandas nessas áreas, e além da complexidade, quem ou qual empresa prestará serviços para esse item de serviço.
A formação em bons cursos técnicos para essas ocupações tornou-se ainda mais importante em termos de saúde e segurança. Isso porque são áreas que trabalham diretamente com eletricidade e/ou com maquinários pesados e ferramentas perigosos o que requer muito cuidado.
Portanto, é fundamental que esses profissionais estejam atentos às normas como a NR-10 emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pois essas normas visam resguardar a saúde e segurança dos trabalhadores e manter um ambiente de trabalho mais seguro.
Os cursos de tecnologia eletrônica duram em média dois anos e podem variar de acordo com a instituição de ensino. Técnicos em eletrônica realizam manutenção de equipamentos e eletrodomésticos eletrônicos, projetam e instalam projetos, desenvolvem equipamentos de circuito, criam e implementam sistemas de automação industrial e residencial, entre outros.
Peritos eletrônicos são baseados em normas técnicas e procedimentos de segurança e qualidade no conceito de sustentabilidade. Monta, configura e testa equipamentos e máquinas com circuitos eletrônicos e microprocessados.
O currículo do curso de tecnologia eletrônica é desenvolvido de acordo com as exigências do mercado atual, utilizando técnicas teóricas e práticas para proporcionar aos alunos o melhor aprendizado. Em seguida, confira algumas das disciplinas ministradas:
• Circuitos;
• Matemática Aplicada;
• Eletrônica de Potência;
• Padronização e qualidade.
Técnicos eletrônicos precisam prestar atenção especial ao lidar com números precisos. Ele deve ser proativo, flexível, criativo e projetar projetos visando resultados positivos. Os profissionais devem desempenhar suas funções de acordo com as normas de ambiente de trabalho, saúde e segurança.
Técnicos eletrônicos encontram múltiplas oportunidades de trabalho no mercado de trabalho, trabalhando em manufatura, centros de desenvolvimento e pesquisa, laboratórios automatizados de desenvolvimento de sistemas, pequenas e grandes empresas, consultoria e consultoria técnica, comércio, tecnologia assistiva e muito mais.
Existem espaço para diversos cursos e, cada vez mais, devemos fomentar a educação para que o país cresça saudável e com menos injustiças.
Unindo metodologia inovadora, ética à legislação e respeito ao aluno, o CPET, leva educação de qualidade a todo território nacional. Isso significa que tratamos a educação a distância (EaD) com muito respeito e qualidade para que cada um de nossos alunos possam se preparar para o mercado de trabalho e se sobressair profissionalmente.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.