Viajar pelo mundo, conhecer lugares e culturas, ser um guia turístico é uma profissão que atrai muitas pessoas. A possibilidade de ampliar o conhecimento através da viagem e fazer disso o “ganha pão” brilha os olhos de muita gente.
No entanto, apesar de parecer fácil, tornar-se um guia turístico demanda requisitos e características bastante específicos e que fazem a diferença no perfil do profissional. Gostar de viajar – nem de longe – é o principal deles.
Mas, se você realmente acredita que se encaixa nesse ramo e quer saber mais sobre como se tornar um guia turístico de sucesso, nesse post, listamos pra você 4 dicas que podem te ajudar nesse caminho. Confira!
Conhecimentos básicos de História, Geografia, cultura local, gastronomia são somente a base: quanto mais um guia turístico dominar sobre essas áreas, melhor será seu desempenho.
Assim como outras profissões, é preciso estar atualizando-se frequentemente através da presença em cursos, palestras, workshops e, é claro, da graduação em Turismo, que oferecerá toda a base para atuação.
Essa é uma habilidade que, muitas vezes, não se aprende nas salas de aula. Ela precisa ser praticada diariamente e, ainda assim, nunca se chegará a perfeição.
Muito além do sorriso constante e a “prontidão” às perguntas dos turistas, é preciso identificar-se com cada tipo de público, colocando-se no lugar dos turistas, criando uma relação de confiança para que se sintam à vontade e aproveitem a viagem.
Achou estranho? Mas, é isso mesmo. É preciso estar com o condicionamento físico a toda e cuidando da alimentação para atuar como guia turístico. Afinal, serão muitas caminhadas, passeios, mudanças de clima, que se não cuidados, podem acarretar cansaço, fadiga e, até mesmo, doenças.
Com o bônus, há também o ônus: um guia turístico precisa estar disponível para as mais diversas horas, se necessário, levantando cedo e indo dormir tarde a fim de garantir que seu grupo de turistas tenha uma viagem pra lá de inesquecível.
Um guia de turismo é, sem dúvida alguma, apaixonado por lugares, principalmente em seu território nacional. Desta forma, tornar-se um pode parecer difícil para algumas pessoas.
No artigo de hoje, vamos te provar que não existe dificuldade em ser um guia de turismo, e também, vamos trazer informações sobre como ser um guia de turismo. Se este é o seu desejo, fique atento!
Basicamente, o guia de turismo auxilia o turista nas suas viagens, e tem isto como profissão.
Vamos conhecer melhor sobre como ser este profissional e onde podemos estudar para ser um?
Neste texto, vamos abordar assuntos como:
O que faz um guia de turismo?
Classificação de guia de turismo
Remuneração de um guia de turismo
Como ser um guia de turismo?
Continue acompanhando o texto, e veja as vantagens sobre dedicar-se a profissão de guia de turismo e onde encontrar cursos de sucesso no ramo.
Basicamente, como citado acima, o guia de turismo é responsável por orientar turistas em suas viagens, ou seja, é o responsável por orientar grupos de pessoas que estão viajando, seja esta viagem como excursão, viajem internacional, trilhas, dentre outros tipos.
Além disso, o profissional guia de turismo, tem por responsabilidade planejar e fazer a montagem do roteiro além das atividades da viagem.
Ainda, o guia por consequência, precisa ter em mente tudo que apresentará aos turistas, um grande exemplo é a apresentação dos principais pontos turísticos da cidade.
Todo guia de turismo que se preze, tem o bom humor consigo e mostram de forma criativa e divertida o que o turista buscou conhecer naquele lugar.
Todavia, o guia de turismo tem uma grande outra responsabilidade, que é conduzir com segurança o seu grupo, sempre mantendo a ordem e repassando as informações necessárias e adequadas para as pessoas.
Portando, se você deseja se tornar um guia de turismo, saiba que na maioria das vezes o sucesso da viagem está em suas mãos. Desde a montagem do roteiro até a calorosa recepção e coordenação do grupo.
Por fim, vale salientar que a profissão de guia está regulamentada pela Lei 8.623/93 e o guia de turismo tem de ser um profissional qualificado e cadastrado no Ministério do Turismo pelo Cadastur para poder exercer a profissão.
Embora muitas profissões sejam igualitárias, se você optar por ser guia de turismo, saiba que existe uma classificação dentro da área.
Ou seja, a profissão de guia de turismo pode ser classificada das seguintes formas:
A profissão é admirada por muitos, se você tem o dom, deve começar um curso técnico de guia de turismo agora mesmo!
Embora a remuneração de um guia de turismo seja muito relativa, elencamos alguns pontos que deixará você mais informado.
Em primiro lugar, um guia de turismo pode trabalhar como autônomo, fazendo seus próprios preços, e também como guia de empresas privadadas, geralmente agências de viagens.
Ainda, a profissão permite que o profissional guia de turismo, possa prestar serviço para mais de uma empresa, por meio de contrato.
Por consequência, faz-se necessário termos de base uma média geral. Desta maneira podemos dizer que o salário do guia de turismo fica entre R$ 2.000,00 até R$ 10.000,00 por mês.
Isto irá depender da quantidade de grupos que o guia conduzir naquele mês e as empresas que ele estiver prestando o serviço.
Além disso, o guia de turismo tem oportunidades de parcerias, isso quer dizer que muitas vezes, o guia pode ganhar comissões em locais que leva seu grupo, como restaurantes e parques por exemplo.
Por isso que a capacitação se torna muito barata. Um profissional de turismo tem muitas oportunidades a serem desbravadas.
Primeiramente, para ser um guia de turismo é muito importante gostar de conviver com pessoas novas a cada dia, além disso, saber compartilhar de histórias e experiências.
Um guia de turismo precisa se capacitar sobre destinos, em aspectos culturais, históricos e também geográficos.
Além disso, na capacitação é necessário aprender sobre a montagem de um roteiro eficaz e que agradará ao público.
Para isto, faz-se necessário capacitação em bons locais, com bons estudos.
Uma opção sensacional é optar por um curso técnico de guia de turismo, que é apresentado pela CPET, que distribui cursos profissionalizantes e 100% online.
Ou seja, ele é ideal para quem está com pouco tempo, para quem quer coincidir a profissão com outra, e também para quem deseja investir em um custo benefício que lhe trará uma nova profissão.
Todavia, na formação do curso técnico em guia de turismo da CPET, o aluno estará apto para atuar em sua Unidade da Federação de Registro, e saberá na íntegra realizar as seguintes atividades:
Além disso, ao final do curso técnico de guia de turismo , o aluno terá aptidão para realizar atividades técnicas de recepção, abordagem, condução assim como, assistência.
A carga horária do curso técnico em guia de turismo da CPET, é de 1.502 horas, repletas de muito conhecimento e aprendizado prático!
É muita vantajoso e fundamental ter ensino técnico, principalmente porque ele te conduz a prática e te tornará um guia não só cheio de conhecimento, mas preparado para atuar no mercado de trabalho.
Gostou das dicas? Se identificou com o perfil? Então faça agora o curso a distância:
Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET
ou (11) 9 6056-8891
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.