Desemprego em 2021 segundo dados internacionais

Matheus • 12 de maio de 2021
Desemprego em 2021 segundo dados internacionais

O desemprego é um assunto que sempre teve alta relevância e discussões em todo o mundo. Nos últimos anos essa taxa vem aumentando ainda mais.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ) é uma organização internacional e intergovernamental que reúne os países mais industrializados da economia de mercado. Sua sede está localizada em Paris, França. Na OCDE, representantes dos Estados membros se reúnem para trocar informações e formular políticas para maximizar o crescimento econômico e o desenvolvimento dos Estados membros e consequentemente tentar diminuir as taxas de desemprego pelo mundo.

Na última reunião da agência, foi divulgado o relatório anual “Perspectivas de emprego”. A OCDE (de acordo com os dados por ela fornecidos) aposta na educação para a crise do desemprego, que deve se agravar nos próximos trimestres (em alguns países). 15 milhões de pessoas estão desempregadas em diversos membros.

Diante desta situação, o representante da OCDE enfatizou a necessidade de os países manterem um diálogo construtivo entre autoridades públicas e parceiros sociais a fim de determinar as melhores medidas mais adequadas a situações específicas, investir na certificação de qualificação e expandir novas áreas de conhecimento. Fatores cruciais para que as taxas de desemprego diminuam em todo o mundo.

De acordo com uma pesquisa realizada de 2007 a junho do ano passado (2020), entre 30 países membros, 14,936 milhões estavam desempregados. Os países com os maiores números são os Estados Unidos (8,6980 milhões), Espanha (2,7606 milhões), Alemanha (1,833 milhões), Reino Unido (1,388 milhões), Japão (1,239 milhões), Itália (1,124 milhões) e França (1,019 milhão). Os mais afetados pelo desemprego são jovens, imigrantes e trabalhadores com contratos temporários.

Os dados mais relevantes sobre a questão da empregabilidade: os jovens com baixa escolaridade que perdem o emprego têm maior probabilidade de ficar em situação de desemprego por muito tempo. Na maioria dos países / regiões, mais da metade dos desempregados tem entre 25 e 34 anos.

Desempregados de longa duração

Aqueles que estudam com menos frequência estão desempregados há mais tempo (desempregados em geral). Os investimentos para reverter essa situação devem beneficiar as políticas de formação e educação, promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e empregos produtivos e com alta remuneração.

No entanto, muitas vezes existe um descompasso entre a demanda do mercado e as qualificações profissionais das pessoas que procuram trabalho.

A desigualdade entre as competências adquiridas pelos indivíduos ao longo de toda a sua experiência (individual e profissional) e as competências exigidas pelas empresas é cada vez maior. Dada a competitividade do planeta, estas procuram cada vez mais um ambiente mais favorável.

Como superar o desemprego

Para superar tais dificuldades, o EAD pode se mostrar o melhor método para todos que procuram se especializar e se capacitar ainda mais para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo. Esse é um dos modos de superar o desemprego que assola o mercado profissional mundial e brasileiro.

Aqui no CPET , disponibilizamos diversos cursos com ampla atuação profissional. Todos são acompanhados e legalizados pelo MEC, de modo que o estudante pode se sentir bastante seguro e confortável sobre a qualidade de nossos conteúdos. Venha, confira os cursos técnicos de educação a distância que o CPET disponibiliza para você.

Siga o CPET nas redes sociais:

Conheça nossos cursos de NR
Como sair da informalidade no mercado de trabalho
Por Marketing CPET 14 de abril de 2025
Como sair da informalidade no mercado de trabalho? Sair da informalidade no mercado de trabalho é importante para a sua segurança e também para sua qualidade de vida.
Registro no CFT - O que é e para que serve?
Por Marketing CPET 8 de abril de 2025
Já ouviu falar sobre o registro no CFT? É um registro muito importante para quem faz formação técnica.
Como se atualizar para atender a um mercado de trabalho cada vez mais exigente
Por Marketing CPET 7 de abril de 2025
Está retornando aos estudos? É importante se atualizar para se manter relevante no mercado de trabalho que está cada vez mais exigente.
Qual a diferença entre curso Técnico e profissionalizante?
Por Marketing CPET 4 de abril de 2025
A educação é uma ferramenta poderosa que molda nossas carreiras e futuros. A decisão entre optar por um curso técnico ou profissionalizante não é trivial e deve ser tomada após uma análise cuidadosa das próprias aspirações, necessidades e situação atual.
Quais são os cursos técnicos com melhores salários?
Por Marketing CPET 4 de abril de 2025
Saber quais são os cursos técnicos com melhores salários é importante para quem está pensando em investir na própria carreira.
Como a especialização pode fazer a diferença na sua carreira e remuneração
Por Marketing CPET 1 de abril de 2025
Está em dúvida sobre como a especialização pode fazer a diferença na sua carreira e remuneração? É importante compreender detalhes, especialmente quando você já concluiu um curso técnico e está inserido no mercado de trabalho.
O impacto das NRs na redução de acidentes e doenças ocupacionais
Por Marketing CPET 28 de março de 2025
Diariamente empresas de todos os setores observam o impacto das NRs na redução de acidentes e doenças ocupacionais de forma prática.
Como as NRs impactam as mais diferentes profissões
Por Marketing CPET 26 de março de 2025
É muito importante entender como as NRs impactam as mais diferentes profissões no dia a dia, com o intuito de proteger as equipes.
Quais cursos técnicos fazer em 2025?
Por Marketing CPET 25 de março de 2025
Está procurando orientação sobre quais cursos técnicos fazer em 2025? É importante encontrar uma formação alinhada aos seus objetivos pessoais, para que possa transformar o aprendizado em uma carreira rentável.
Mais Posts