Os cursos técnicos há muito são estigmatizados no Brasil. É reservado aos jovens que foram reprovados nos exames de admissão ou que se julgam incapazes de fazer mais. Mas esse pensamento está ultrapassado: hoje, o mercado de trabalho busca mais profissionais técnicos, e muitas vezes eles ganham mais e têm mais oportunidades do que os formados.
Ainda assim, apenas 6% dos jovens brasileiros frequentam escolas de ensino médio profissionalizante. Isso é problemático porque uma pequena porcentagem de graduados do ensino médio vai para a faculdade – cerca de 40%.
Outros, além de não cursar a faculdade, entraram no mercado de trabalho sem nenhuma formação. E as escolas regulares ensinam apenas para o vestibular, como se os técnicos não fossem uma opção.
Já pensou em fazer um curso técnico? Quer saber quais são seus pontos fortes? Então, confira abaixo o artigo que o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) preparou para você.
Diferentemente das universidades, o ensino em cursos técnicos é mais voltado para o mercado de trabalho. Ele ensina como desempenhar um papel específico e necessário no mercado da região.
Por conta desse foco, um curso técnico costuma durar um ou dois anos e custa bem menos que a faculdade. Sem dúvida, esse é o caminho mais curto entre o ensino médio e o mercado de trabalho.
Fazer cursos técnicos é uma ótima opção para quem quer ou precisa chegar rapidamente ao mercado. Se não for o seu caso, também é excelente para quem ainda não decidiu a carreira, pois você pode aprender um novo ofício e, quem sabe, se encontrar no curso.
Depois de começar a trabalhar, você pode investir na faculdade! Os técnicos também são uma boa ideia para quem está mudando de área ou aprimorando conhecimentos adquiridos na prática.
Muitas vezes, você já sabe o que é necessário, mas precisa de um diploma para provar isso. As aulas técnicas são uma ótima ideia!
Muitas indústrias estão sempre em busca de novos profissionais técnicos - às vezes além do que a região tem a oferecer. É o caso da arquitetura civil, que tem muitos cursos no Brasil. Isto é devido a um monte de trabalho acontecendo recentemente.
O mesmo vale para os setores de serviços e saúde, que agora estão em plena atividade graças às Olimpíadas do Rio de Janeiro. Mas não é o único setor: o mercado precisa sempre de mais profissionais nas áreas de enfermagem, segurança do trabalho, nutrição, radiologia e diversas outras especialidades.
Quanto ao salário dos recém-formados, pode variar de 900 reais a 2.000 reais, podendo ultrapassar em alguns cursos. A maioria dos alunos concluiu cursos técnicos e conseguiu um emprego com oportunidade de crescimento na empresa para a qual foram contratados.
Em suma, há muitos benefícios em fazer um curso técnico. Você pode começar no ensino médio, na escola profissionalizante; no segundo ano, fazer cursos técnicos fora da escola; ou já ter se formado. Sem idade ou pré-requisitos. Basta estar disposto a aprender e aprender!
Vivemos em um mercado muito competitivo onde a qualificação da mão de obra é vista como fator de desempate nas entrevistas. Uma forma rápida e barata é um curso técnico.
O mercado de trabalho está crescendo, mas há escassez de trabalhadores qualificados. 200 mil vagas não são preenchidas hoje por falta de profissionais qualificados, e cerca de 60% dos jovens que completam o ensino médio não cursam o ensino superior. O ensino técnico é o caminho mais curto para o mercado de trabalho e tem a perspectiva de ingressar no ensino superior.
O crescimento dos cursos técnicos é uma benção para a educação e é tão estimulante como forte preparação para o mercado de trabalho que os estudiosos da educação o viram como uma ponte para o ensino superior.
Os cursos técnicos são ótimos porque te colocam no mercado de trabalho mais rápido. Em geral, os profissionais formados nesses programas são mais propensos a conseguir empregos e estágios do que os profissionais recém-formados no ensino superior.
Os cursos técnicos possuem características que são benéficas para os alunos e para o mercado de trabalho. Geralmente são rápidos, com duração média de 1 ano e meio, e o foco do curso é prático, pois é voltado para o mercado de trabalho.
O salário dos profissionais técnicos depende da profissão e região do país, mas o salário médio fica entre 900,00 reais e 2.000,00 reais.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.