Fazer um curso técnico no ensino médio é uma ótima alternativa para os jovens que almejam obter boa empregabilidade.
Todavia, é preciso entender quais são as áreas que mais favorecem a alta empregabilidade e se realmente vale a pena fazer o curso técnico junto com o ensino médio.
Dessa forma, você poderá tomar uma decisão bem informada, aproveitando a oportunidade de matricular seu filho no curso técnico hoje mesmo.
Os cursos técnicos preparam os jovens durante o ensino médio de uma forma que nenhum outro tipo de curso é capaz de preparar. Afinal, é o técnico que oferece ao jovem as habilidades específicas para atuar em uma determinada área, de forma totalmente prática. Dito isso, trouxemos alguns pontos relevantes a respeito da formação, confira:
O curso técnico oferece ao jovem uma formação prática e totalmente voltada para o mercado de trabalho. Isso é interessante por preparar o jovem para desenvolver habilidades específicas, o que é importante para que o jovem se posicione no mercado com facilidade.
Afinal, quando se tem habilidades técnicas, é natural que o jovem consiga se destacar no mercado. Uma vez que, está concorrendo com outros jovens que não acumulam a mesma expertise na área.
E isso faz toda a diferença para que seja mais fácil se destacar, afinal, o jovem terá uma boa imagem junto aos potenciais contratantes, além de poder demonstrar que tem as habilidades necessárias para desempenhar o cargo.
Quando o curso técnico é feito ainda no ensino médio, é viável aproveitar a oportunidade de iniciar a carreira precocemente, viabilizando que o jovem construa sua reputação no mercado e tenha acesso a inúmeras possibilidades.
A maior parte dos cursos técnicos demanda que o jovem faça estágios ou projetos práticos, que permitam ganho de experiência real na área em que deseja atuar.
Isso é muito importante na hora de se candidatar para uma vaga. Afinal, o jovem demonstra que já sabe o que fazer, tem uma atuação e que estão prontos para se tornarem efetivos na empresa.
Além de ser importante para a empregabilidade, é interessante perceber que dominar exatamente as habilidades que são necessárias para performar bem garante ao jovem a sensação de autoconfiança. E isso também tem influência na performance que o jovem apresenta durante a entrevista.
Saber como se portar, o que fazer e quais são as habilidades essenciais para o cargo são aspectos indispensáveis para que seja selecionado para a vaga em aberto.
Os cursos técnicos colocam o jovem em contato com novos colegas, que possuem os mesmos interesses que ele, com habilidades em uma área específica com a qual o seu filho já se identifica, por exemplo: saúde, TI, administração, educação e outras áreas.
Além dos colegas de classe, o jovem terá a oportunidade de interagir com professores da área que ele deseja atuar, que são profissionais experientes e que podem orientar o jovem.
Portanto, é uma ótima oportunidade para construir networking, viabilizando que o jovem tenha a oportunidade de se posicionar no mercado em que deseja atuar nos próximos anos.
Afinal, quando se tem uma boa rede de contatos, é natural que os jovens aproveitem boas oportunidades e consigam crescer na área que almejam atuar.
Com um diploma técnico, os alunos podem optar por ingressar no mercado de trabalho imediatamente ou continuar seus estudos em cursos superiores, ampliando ainda mais suas oportunidades.
Além disso, se o jovem precisa de dinheiro para pagar o curso superior, é possível atuar como técnico durante o dia e estudar um curso superior durante o período da noite.
Dessa forma, o jovem terá um bom resultado, adquirindo uma fonte de renda que é atrativa, continuará estudando e se desenvolvendo, o que abre novas oportunidades para sua atuação.
Sem dúvidas, vale muito a pena aproveitar todas as oportunidades que a carreira oferece, para que o jovem possa começar a vida profissional tendo inúmeros estímulos e tenha acesso a se posicionar em vagas que antes seriam impossíveis.
Portanto, é uma formação que oferece excelentes resultados, viabilizando que se tenha acesso a empregos bem remunerados, possibilidade de empreender e ter um título com reconhecimento em todo o país.
A formação técnica é interessante por valorizar a jornada do jovem. Uma vez que, é possível ter um salário significativamente mais alto quando se é técnico quando comparado ao jovem que apenas concluiu o ensino médio.
Afinal, o mercado valoriza as habilidades técnicas, conferindo um salário mais alto para quem se dedicou à formação técnica.
E isso faz toda a diferença para que o jovem tenha poder de compra, aproveitando oportunidades de investir em novas formações e continuar se desenvolvendo na carreira.
É muito importante que a família deixe claro desde cedo que o jovem deve buscar oportunidades de continuar se desenvolvendo profissionalmente, com o intuito de que possa ser um profissional que se destaca e alcança seus objetivos ao longo da jornada profissional.
Vale muito a pena aproveitar as diferentes formações na área em que deseja atuar, continuar estudando e dando o melhor de si todos os dias. Afinal, isso impacta diretamente no salário que o jovem poderá alcançar, constrói uma reputação positiva para o jovem no mercado e é importante para que tenha acesso a variadas oportunidades.
Quando se tem um plano de carreira e investimentos no progresso profissional, é natural que o jovem colha ótimos resultados em sua jornada.
Além das hard skills que são desenvolvidas na área escolhida para cursar o técnico, o jovem também desenvolverá soft skills.
As experiências vivenciadas durante a formação ajudam o jovem a desenvolver competências como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, que são altamente valorizadas no ambiente de trabalho.
São habilidades que mesmo no futuro se o jovem optar por mudar de carreira, poderá aproveitar em outra profissão.
Portanto, é um aprendizado importante para a jornada de todo jovem, trazendo excelentes resultados para uma carreira de sucesso.
Sem dúvidas, fazendo um curso técnico no ensino médio, o jovem poderá otimizar seu tempo, aproveitando um horário livre em suas agendas para fazer a formação adicional.
Quando o jovem faz um curso técnico EAD, é possível encaixar a rotina de estudos do curso técnico no cotidiano, com facilidade.
Mesmo que o jovem tenha uma semana de provas no ensino médio, por exemplo, ele conseguirá continuar assistindo as aulas do curso técnico EAD com facilidade.
Afinal, poderá dedicar menos tempo ao curso técnico durante a semana de provas do ensino médio, organizando a agenda de modo que seja interessante para conciliar suas múltiplas demandas.
É claro que a formação técnica não é adequada para absolutamente todos os jovens, afinal, há necessidade de analisar quais são as habilidades que o jovem acumula, quais são seus objetivos e uma série de outros detalhes, para que possa definir se valerá a pena investir na formação técnica.
Aqueles que já almejam uma carreira específica, podem desenvolver habilidades técnicas na área. Aqueles que ainda estão indecisos, podem aproveitar o curso técnico como uma oportunidade de testar diferentes áreas.
Uma vez que, a formação técnica é mais acessível em termos de valores de pagamento e é mais rápida de concluir. O que faz com que o jovem possa testar a área de sua escolha, identificar se vale a pena continuar estudando nessa área e então começar a formação de ensino superior com mais clareza.
Portanto, é uma ótima maneira de otimizar o próprio tempo, aumentar o retorno sobre suas habilidades e se desenvolver continuamente. Justamente com o intuito de garantir bom retorno sobre o investimento realizado.
Agora que já sabe mais sobre como os cursos técnicos aumentam a empregabilidade dos jovens, aproveite para matricular seu filho hoje mesmo.
Sem dúvidas, uma formação de qualidade é um investimento no futuro do jovem, que terá acesso a múltiplas oportunidades graças ao fato de ter feito os melhores cursos na área com a qual o jovem se identifica.
Por isso mesmo, é importante ter o cuidado de aproveitar o fato que a CPET é uma instituição reconhecida pelo MEC, que oferece ao jovem a possibilidade de fazer uma formação de alta qualidade, que gera excelentes oportunidades para seu futuro.
Vale a pena aproveitar a comodidade de fazer o curso na modalidade EAD, garantindo que o jovem possa ter acesso a uma formação de alta qualidade e que se encaixa em sua rotina.
Faça a matrícula hoje mesmo e garanta que seus filhos possam iniciar uma jornada de sucesso para o futuro profissional deles.
Incentivar desde cedo o desenvolvimento de uma carreira de sucesso é importante e possibilita que os jovens tenham boas perspectivas de futuro. Na CPET, o aluno tem todo o suporte necessário, otimiza a própria agenda fazendo uma formação EAD e possibilita excelentes resultados no mercado de trabalho.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.