Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a atividade do setor industrial é considerada vital para a economia de todos os países porque, além de gerar empregos, também contribui para o crescimento do PIB, além de favorecer a formação profissional e o mercado de trabalho.
De acordo com essa entidade, a indústria brasileira emprega cerca de 9,7 milhões de trabalhadores, o equivalente a 20,4% dos empregos oficiais do país. Entre eles, só a indústria de transformação tem 6,8 milhões, o que faz a formação profissional e o mercado de trabalho serem ainda mais importantes.
A renda dos empregados com formação profissional e técnica é 20% superior à de empregados com nível socioeconômico semelhante e que possuem apenas o ensino médio completo, o que contribui para o aumento da renda per capita dos brasileiros, por isso é importante a formação profissional e o mercado de trabalho.
A indústria é um setor que busca constantemente alcançar alta produtividade com menor custo, o que só pode ser alcançado com inovação, investimento em tecnologia e profissionais qualificados e capacitados. Com o desenvolvimento da tecnologia, os profissionais devem trilhar esse caminho e se tornar mais profissionais.
Os especialistas dizem que as indústrias-chave da manufatura devem se desenvolver para poder usar da forma mais eficiente as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, formação profissional e o mercado de trabalho. Ele também alerta que as pessoas erroneamente reconhecem que novas tecnologias, como máquinas e robôs, estão cada vez mais sendo empregadas em empregos, o que fez com que a taxa de desemprego no país aumentasse.
É uma análise que deve ser feita por outro ângulo além da formação profissional e o mercado de trabalho. O investimento em novas tecnologias em diversos setores tem permitido produzir mais produtos com menor custo. Com isso, as vendas aumentaram e, eventualmente, novos empregos foram criados. A conclusão na maioria dos departamentos é que as novas tecnologias criarão mais empregos em vez de desemprego.
Os profissionais que desejam ter sucesso nesta área precisam ter formação profissional e o mercado de trabalho, atualizados e se adaptar às novas realidades tecnológicas. Ele lembrou que uma das maiores limitações do desenvolvimento social é a falta de pessoas bem treinadas.
Temos um grande número de desempregados sem qualificação à procura de trabalho, mas todos sabemos a importância e a necessidade do investimento ativo em programas de formação e qualificação profissional, principalmente na área industrial, visando revigorar o mercado de trabalho e atender as expectativas da sociedade. A indústria representa 20,4% do PIB brasileiro. Representa 69,2% das exportações de bens e serviços, bem como 69,2% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento.
Além disso, além da receita da Previdência Social, responde por apenas 33% dos tributos federais. Nesse setor, a cada 1,00 real, a economia brasileira vai produzir 2,43 reais, ou seja, é importante formação profissional e o mercado de trabalho para cooperar cada vez mais com a economia e a sociedade.
Nesse sentido, a formação profissional e técnica é um imenso aditivo perante o mercado de trabalho. Ora, com tantas pessoas desempregadas, infelizmente, as melhores vagas serão destinadas àquelas pessoas com melhor qualificação profissional.
Por conta disso, o Centro de Profissionalização e de Educação Técnica (CPET) investe e disponibiliza excelentes cursos de qualificação e materiais para a formação e atualização profissionais. Com isso, nossos alunos podem se posicionar melhor no mercado de trabalho e fugir das tristes estatística de desemprego que nosso país enfrenta.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.