Os cursos técnicos são para quem quer entrar no mercado de trabalho. A duração mais curta de um certificado técnico pode fornecer a motivação necessária para reservar o tempo e a energia necessários para obter um diploma no futuro.
Não, cursos técnicos não são o mesmo que faculdades. Não é um atalho ou um substituto de um para o outro. São treinamentos especializados e diferenciados.
Por isso, antes de conhecer o mercado de trabalho para os técnicos, é saber como essa modalidade de ensino atua realmente.
Os cursos técnicos podem ser cursados em conjunto com as três séries do ensino médio, ou em paralelo após o ensino médio. Em relação à integração com o ensino médio, os tipos de cursos técnicos são:
Trata-se de um curso que alia ensino médio e técnico. Ou seja, além das disciplinas das três séries do ensino médio, os alunos também precisam aprender uma especialização e ter conhecimentos práticos relacionados a ela.
Os cursos técnicos têm duração de três anos e, após a conclusão desses cursos, os alunos recebem dois certificados: o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Diploma Técnico.
Externo ou concomitante, significa junto, em paralelo. Como o nome sugere, esse tipo de programa de tecnologia é onde os alunos cursam o ensino médio em uma escola e uma educação tecnológica em outra, aprendendo ambos ao mesmo tempo.
Para poder fazer os cursos técnicos que o acompanham, é necessário estar cursando o primeiro ano do ensino médio. Ou seja, um aluno se matricula duas vezes em duas escolas diferentes. Depois de se formar nesses dois cursos, obteve dois diplomas diferentes, um para cada escola: um certificado de conclusão do ensino médio e um diploma técnico.
A duração desses cursos dependerá do tempo que o aluno leva para concluir as duas modalidades. O ensino médio regular tem duração de três anos, enquanto os cursos técnicos de estudos paralelos geralmente são divididos em módulos ou semestres e geralmente duram de um ano e meio a dois anos.
Nesta modalidade, os alunos devem concluir todo o ensino médio. É um curso técnico realizado após a obtenção de um certificado de ensino médio para fins de estudo de um curso específico. cursos técnicos
Os cursos profissionalizantes ou cursos de acompanhamento duram até dois anos e são organizados em módulos. Após a conclusão do programa, os alunos receberão um diploma técnico
Nível médio.
Cursos técnicos e especialistas técnicos são coisas muito diferentes. O técnico é profissional graduado com curso técnico. Ele tem licenciatura mais alto. Os cursos técnicos não são de Nível Superior e não conferem graus universitários, No entanto, você tem direito a um certificado de conclusão de um curso técnico intermediário.
Eles fornecem conhecimentos muito específicos sobre o assunto do curso, e Geralmente se concentra em aspectos práticos. Devido à sua curta duração, podem Uma solução rápida para entrar no mercado de trabalho, mas não oferecendo amplo treinamento na área.
Embora de curta duração, o ensino técnico inclui uma variedade de experiência prática sem descurar o conhecimento teórico. essa habilidade simular o que acontece no dia a dia permite que os profissionais esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro da organização.
Por isso, essa modalidade é essencial para a inserção no mercado de trabalho, ou mesmo para garantir melhores salários e condições.
Justamente por sua curta duração, os alunos dos cursos técnicos têm maior chance de serem empregados mais rapidamente do que aqueles que vão para a faculdade. Outra vantagem é que os cursos técnicos visam o conhecimento específico que uma pessoa precisa para desempenhar uma função.
Por exemplo, se você deseja trabalhar na área de recursos humanos, os cursos técnicos o ajudarão a estudar disciplinas práticas que já o qualificam para o ingresso na área.
Os cursos técnicos também são bem recebidos por um número crescente de empresas que buscam profissionais capacitados na área técnica. Esses profissionais se destacam pela capacidade de resolver problemas cotidianos e atingir objetivos práticos, sendo altamente valorizados pelas empresas.
Se você está pensando em fazer um curso técnico, tenha isso em mente: o treinamento técnico é dinâmico e prático. O aluno sai desse tipo de curso preparado para o mercado de trabalho e com um excelente índice de empregabilidade a seu favor.
Precisa de mais algum informações sobre os Cursos Técnicos oferecidos pelo CPET? Entre em contato conosco agora mesmo!
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.