Você quer saber a relação da educação técnica e o futuro profissional? Confira em nosso artigo mais informações sobre esse tema.
A educação técnica é um modelo de aprendizagem que se concentra no desenvolvimento de habilidades e capacidades técnicas para atender às necessidades do mercado de trabalho. Ministrar cursos para menores e trabalhadores adultos, independentemente de sua escolaridade, com o objetivo de obter qualificação profissional e certificação.
A educação técnica e o futuro profissional para os alunos jovens e adultos que estão estudando ou concluíram seus estudos, são oferecidos cursos técnicos profissionais. A educação profissional no Brasil é um dos principais meios para melhorar a competitividade da indústria brasileira o que deixa ainda mais próxima a relação da educação técnica e o futuro profissional de quem realiza essa modalidade de cursos.
O investimento em educação técnica e o futuro profissional permitirá que o país continue a restaurar o crescimento econômico e a criar melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos.
Algumas pesquisas mostram que, até 2023, o Brasil precisará de 10,5 milhões de trabalhadores com maior qualificação técnica, profissional e qualificação aprimorada. as áreas serão maquinários de metal, construção civil, logística e transporte, esses dados mostram ainda mais a importância da educação técnica e o futuro profissional.
Portanto, a qualificação profissional de alta qualidade tornou-se essencial para atender às necessidades do setor produtivo e apoiar a nova revolução industrial conhecida como “Indústria 4.0”.
Por isso, o CPET – Centro de Profissionalização e Educação Técnica possui diversos cursos técnicos e profissionais que contemplam a noção de Indústria 4.0 que almeja proporcionar o aprendizado industrial de forma mais digital e ágil, considerando as competências técnicas e emocionais sociais exigidas na educação técnica e o futuro profissional.
Para isso, vamos ver algumas das profissões que tendem a crescer no futuro e estão diretamente relacionadas com um tipo de indústria altamente tecnológica e sofisticada e que requer um alto nível de qualificação na educação técnica e o futuro profissional.
Como vimos, a tendência da indústria mundial está voltada para o desenvolvimento tecnológico e autônomo, o que requer trabalhadores técnicos bem qualificados e preparados. Essa nova exigência se enquadra na noção de Indústria 4.0.
Por isso, antes de qualquer coisa, precisamos compreender quais são as profissões que terão maior destaque até 2023 e nos anos seguintes. São elas:
Como podemos notar, algumas dessas profissões requerem nível superior. Mas não se engane. Muitas pessoas conseguem seu lugar de trabalho por meio de educação técnica e o futuro profissional e, somente depois de possuírem um bom salário, se aperfeiçoam ainda mais em outros cursos.
Para atender à demanda por mão de obra qualificada e certificada, a educação técnica e o futuro profissional por meio de cursos de qualificação profissional foram abertos em todas as regiões do país. De acordo com o “Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023”, a demanda por especializações relacionadas à tecnologia deverá aumentar nos próximos anos. Nesse período, a taxa de ocupação dos drivers de processos de robôs será a que apresentará a maior taxa de crescimento: o número de vagas disponíveis aumentará 22,4%.
Em vista de tais novas exigências, muitos cursos técnicos e profissionais do CPET – Centro de Profissionalização e Educação Técnica possuem abordagens e qualificações para essas novas exigências. Veja como a educação técnica e o futuro profissional são essenciais para a Indústria 4.0 que promete novos empregos e possibilidades para o futuro profissional.
O CPET é um grande complexo de educação profissional no Brasil e que começa a se expandir para outras partes do mundo. Nossos cursos oferecem treinamento para profissionais em diversos ramos da indústria brasileira e utilizam a educação técnica e o futuro profissional para qualificação.
Para se matricular, basta possuir um diploma de ensino fundamental e acessar a nossa plataforma cumprindo os requisitos necessários.
De acordo com o relatório Competitividade Brasil 2019-2020 da CNI, Entre 17 países com classificações semelhantes de educação técnica e o futuro profissional, o Brasil ocupa o 13º lugar em competitividade. Apesar do aumento do investimento público (em proporção do PIB), o Brasil ainda ocupa o segundo lugar em termos de qualidade de comunicação e educação.
Na categoria geral, o Brasil ocupa a 17ª posição, perdendo apenas para a Argentina. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de manter o investimento e melhorar a qualidade da educação. Em relação à educação profissional e técnica (EPT), segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 9,3% dos alunos no Brasil já participaram de cursos profissionalizantes.
Nos países da UE, essa proporção ultrapassa 50%. No entanto, o Censo Escolar da Educação Básica 2019 do Inep mostrou que, em comparação com 2018, o número de matrículas na educação profissional aumentou em 11.519 alunos.
Portanto, a expansão da educação profissional pode atrair mais jovens, especialmente os de baixa renda, o que é uma forma mais rápida de obter qualificação profissional, ingressar no mercado de trabalho e até no ensino superior.
O Centro de Profissionalização e Educação Técnica possibilita, desse modo, uma excelente forma de se preparar para o futuro e para a Indústria 4.0 com seus cursos técnicos e profissionalizantes à distância. Acesse nossa plataforma e obtenha maiores informações. Nossos cursos são todos reconhecidos pelo MEC e irão abrir suas portas profissionais para o futuro.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.