Existem algumas características que todo estudante técnico precisa aprimorar, para que possa ter um desempenho acima da média no mercado.
Entender quais são essas características e como desenvolvê-las é fundamental, para que possa ter um conjunto de habilidades que te ajuda a se posicionar no mercado.
Afinal, toda pessoa que finaliza uma formação técnica com o intuito de disputar vagas no mercado precisa se preparar da melhor maneira possível.
É importante perceber que estudar em um campo técnico exige mais do que apenas aprender teorias e procedimentos. O egresso da formação técnica deve apresentar um conjunto de características essenciais, são elas:
Um técnico deve ter a habilidade de identificar, analisar e resolver os problemas com a máxima eficiência possível.
Afinal, um técnico costuma ser solicitado quando há um problema a ser resolvido. Muitas vezes o cliente não tem conhecimento suficiente para trazer explicações que ajudem o técnico a investigar a origem do problema.
Portanto, é importante ser um bom ouvinte, investigar com atenção e buscar sempre a raiz do problema para que possa resolver até mesmo os desafios mais complexos.
Dessa forma, o cliente é beneficiado por uma performance assertiva e o técnico se diferencia dos demais no mercado. O que contribui para que cada atendimento seja responsável por fidelizar seus clientes.
O pensamento crítico consiste em ser capaz de avaliar todas as informações que o cliente passa para o técnico.
Além disso, o pensamento crítico é importante para que o profissional consiga ter uma postura questionadora, visando chegar ao ponto central do problema de seu cliente.
Por exemplo, um técnico de rede de computadores precisa perguntar ao cliente o que aconteceu que originou o problema o qual ele foi chamado para resolver.
Portanto, é indispensável ter a habilidade do pensamento crítico, sempre analisando tudo o que é relatado pelo cliente, com o intuito de resolver o problema de forma efetiva.
Um bom técnico precisa ter a capacidade de expressar suas ideias de forma clara e transparente. Justamente com o intuito de se comunicar com os clientes e com os colegas da equipe.
O técnico precisa ter habilidade de comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita. Dessa forma, o profissional consegue se comunicar com o consumidor, garantindo que possa ter transparência ao prestar suporte ao cliente.
Portanto, a comunicação eficaz é interessante para angariar a confiança de seu cliente, demonstrar seus conhecimentos e construir uma relação de confiança com o consumidor.
A comunicação eficaz é capaz de proporcionar uma boa relação com os consumidores, bem como, é benéfico para se relacionar com clientes e colegas de equipe.
O projeto técnico costuma ser executado por equipes. Por isso, é importante que o técnico tenha facilidade de trabalhar em time. Caso contrário, sua performance poderá destoar e isso trará malefícios para sua reputação no mercado.
Portanto, é de grande importância que o profissional tenha boas habilidades de comunicação e convivência com os colegas, para que consiga contribuir com o time técnico.
Por isso mesmo, é importante que o profissional não tenha um comportamento que dificulta a sua performance como parte de uma equipe técnica.
A área técnica está em constante evolução. Por isso mesmo, é importante que o profissional tenha boa capacidade de se adaptar, sendo um profissional flexível.
Por isso mesmo, os profissionais devem buscar adquirir novas habilidades e ajustar suas práticas de acordo com a demanda do mercado.
Dessa forma, é possível garantir que possa se adaptar garantindo que você sempre tenha boas oportunidades no mercado.
É natural que um bom técnico tenha diferentes demandas ao longo de seu dia. Por isso mesmo, é indispensável que o profissional gerencie bem o seu tempo.
Tendo em vista que, é preciso priorizar tarefas, buscar a eficiência em cada trabalho e sempre cumprir os prazos.
Um técnico que é um bom gestor de seu tempo naturalmente têm rendimentos acima da média. Afinal, é um profissional que consegue ser eficiente, entregando o atendimento de qualidade ao seu cliente.
E ao mesmo tempo, ele consegue gerenciar bem as horas trabalhadas, evitando que fique com buracos na agenda ou chegue sempre atrasado aos atendimentos.
Quando os clientes encontram um técnico confiável e disposto a trabalhar, que executa a função com eficiência, é natural que ocorra a fidelização do público.
Um profissional com formação técnica precisa ter o cuidado de aprender continuamente e buscar evoluir em suas práticas de trabalho.
Afinal, o mercado está mudando continuamente com as novas tecnologias e possibilidades que elas trazem. Portanto, é indispensável que o profissional tenha curiosidade para continuar se desenvolvendo no dia a dia.
Fazer networking, aproveitar as oportunidades de novos negócios em sua área de atuação, incrementar o uso de novas tecnologias em seus atendimentos e manter uma postura inovadora é importante.
Justamente para que sua atuação continue sendo relevante no mercado, para que possa sempre estar em posição de destaque e ser bem remunerado.
Todo cliente e contratante percebem quando um profissional está disposto a explorar novidades e busca conhecimento continuamente.
O que é positivo para a sua reputação e também para a sua atuação no mercado em que estiver inserido.
É muito importante que o técnico saiba resolver conflitos para que consiga ter uma atuação eficaz em diferentes situações.
Afinal, é muito comum que o cliente esteja insatisfeito e apresenta uma série de problemas para o técnico quando ele chega para fazer um atendimento.
O que faz com que seja indispensável que o técnico consiga ter controle emocional para resolver os conflitos que surgem durante um atendimento.
Além disso, em muitos casos, o conflito é entre a própria equipe por divergir em relação a técnica a ser adotada para resolver o problema do cliente, por exemplo.
Portanto, um profissional que tem boa capacidade de se comunicar durante o processo de atendimento para que possa resolver eventuais conflitos que surgem se destaca no mercado.
É muito comum a crença de que a formação técnica te prepara para atuar sozinho empreendendo no mercado para o qual se especializou.
Todavia até mesmo aquele técnico que se especializa e empreende, em algum momento precisará gerenciar projetos.
Afinal, em muitos casos o empreendimento dá certo e o profissional precisará deixar de atuar em campo para que possa montar equipes de atendimento e potencializar o número de clientes que são atendidos a cada dia, por exemplo.
Além disso, é comum que o profissional precise ir várias vezes até um cliente para desenvolver um projeto do início ao fim.
Se esse profissional não tem habilidade de gestão de projeto e de gestão de tempo, os atrasos e problemas serão frequentes, causando má reputação de sua atuação. Além de obviamente, insatisfação de seus clientes.
Portanto, é fundamental saber organizar o fluxo de trabalho, prever problemas que podem surgir e garantir que consiga ter um projeto que flui, gerando uma boa receita para o técnico e também a satisfação de seus clientes.
Um ponto importante é observar que o profissional não desenvolve as habilidades descritas de forma rápida ou durante o processo de formação técnica.
Afinal, é perceptível que não são habilidades técnicas. Na verdade, os profissionais que buscam desenvolver habilidades descritas costumeiramente se desenvolvem por meio de leitura de livros especializados no tema e outros métodos, como a terapia.
Tendo em vista que, são habilidades chamadas de soft skills, ou seja, capacidades da pessoa e que são muito valorizadas pelo mercado.
Uma vez que, mesmo um técnico brilhante em conhecimentos específicos precisará lidar com clientes, resolver problemas, comunicar-se com a equipe e ser eficiente em todos esses aspectos.
Se o técnico é excelente em sua formação técnica, mas é uma pessoa difícil de lidar, não se comunica com eficiência, não é pontual, não respeita a opinião do cliente e não sabe explicar ao cliente o que está fazendo e como está resolvendo o problema, dificilmente ele se manterá no emprego.
E mesmo que empreenda, os problemas serão os mesmos, levando a uma perda de clientes e consequentemente de faturamento.
Portanto, o ideal é sempre se preparar de modo que consiga obter as habilidades técnicas e também habilidades pessoais para que possa ser excelente em sua atuação.
Agora que já sabe a importância de aprimorar algumas características durante a sua formação técnica, é importante pensar em investir na qualidade de seu curso técnico.
Tendo em vista que, um curso reconhecido pelo MEC e valorizado pelo mercado de trabalho te proporciona uma série de vantagens competitivas.
Portanto, aproveite a formação técnica CPET, faça seu curso EAD e tenha todo o suporte de profissionais qualificados auxiliando a desenvolver seus conhecimentos técnicos.
Esclareça suas dúvidas, aproveite uma certificação reconhecida pelo mercado e se destaque atuando com o que ama fazer. Faça sua matrícula hoje mesmo.
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