9 características que todo estudante técnico precisa aprimorar

Marketing CPET • 3 de maio de 2024
9 características que todo estudante técnico precisa aprimorar

Existem algumas características que todo estudante técnico precisa aprimorar, para que possa ter um desempenho acima da média no mercado.


Entender quais são essas características e como desenvolvê-las é fundamental, para que possa ter um conjunto de habilidades que te ajuda a se posicionar no mercado.


Afinal, toda pessoa que finaliza uma formação técnica com o intuito de disputar vagas no mercado precisa se preparar da melhor maneira possível.


O que o estudante técnico deve procurar aprimorar?


É importante perceber que estudar em um campo técnico exige mais do que apenas aprender teorias e procedimentos. O egresso da formação técnica deve apresentar um conjunto de características essenciais, são elas:


1) Resolução de problemas


Um técnico deve ter a habilidade de identificar, analisar e resolver os problemas com a máxima eficiência possível.


Afinal, um técnico costuma ser solicitado quando há um problema a ser resolvido. Muitas vezes o cliente não tem conhecimento suficiente para trazer explicações que ajudem o técnico a investigar a origem do problema.


Portanto, é importante ser um bom ouvinte, investigar com atenção e buscar sempre a raiz do problema para que possa resolver até mesmo os desafios mais complexos.


Dessa forma, o cliente é beneficiado por uma performance assertiva e o técnico se diferencia dos demais no mercado. O que contribui para que cada atendimento seja responsável por fidelizar seus clientes.


2) Pensamento crítico


O pensamento crítico consiste em ser capaz de avaliar todas as informações que o cliente passa para o técnico.


Além disso, o pensamento crítico é importante para que o profissional consiga ter uma postura questionadora, visando chegar ao ponto central do problema de seu cliente.


Por exemplo, um técnico de rede de computadores precisa perguntar ao cliente o que aconteceu que originou o problema o qual ele foi chamado para resolver.


Portanto, é indispensável ter a habilidade do pensamento crítico, sempre analisando tudo o que é relatado pelo cliente, com o intuito de resolver o problema de forma efetiva.


3) Comunicação eficaz


Um bom técnico precisa ter a capacidade de expressar suas ideias de forma clara e transparente. Justamente com o intuito de se comunicar com os clientes e com os colegas da equipe.


O técnico precisa ter habilidade de comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita. Dessa forma, o profissional consegue se comunicar com o consumidor, garantindo que possa ter transparência ao prestar suporte ao cliente.


Portanto, a comunicação eficaz é interessante para angariar a confiança de seu cliente, demonstrar seus conhecimentos e construir uma relação de confiança com o consumidor.


A comunicação eficaz é capaz de proporcionar uma boa relação com os consumidores, bem como, é benéfico para se relacionar com clientes e colegas de equipe.


4) Trabalho em equipe


O projeto técnico costuma ser executado por equipes. Por isso, é importante que o técnico tenha facilidade de trabalhar em time. Caso contrário, sua performance poderá destoar e isso trará malefícios para sua reputação no mercado.


Portanto, é de grande importância que o profissional tenha boas habilidades de comunicação e convivência com os colegas, para que consiga contribuir com o time técnico.


Por isso mesmo, é importante que o profissional não tenha um comportamento que dificulta a sua performance como parte de uma equipe técnica.


5) Capacidade de se adaptar


A área técnica está em constante evolução. Por isso mesmo, é importante que o profissional tenha boa capacidade de se adaptar, sendo um profissional flexível.


Por isso mesmo, os profissionais devem buscar adquirir novas habilidades e ajustar suas práticas de acordo com a demanda do mercado.


Dessa forma, é possível garantir que possa se adaptar garantindo que você sempre tenha boas oportunidades no mercado.


6) Gestão do tempo


É natural que um bom técnico tenha diferentes demandas ao longo de seu dia. Por isso mesmo, é indispensável que o profissional gerencie bem o seu tempo.


Tendo em vista que, é preciso priorizar tarefas, buscar a eficiência em cada trabalho e sempre cumprir os prazos.


Um técnico que é um bom gestor de seu tempo naturalmente têm rendimentos acima da média. Afinal, é um profissional que consegue ser eficiente, entregando o atendimento de qualidade ao seu cliente.


E ao mesmo tempo, ele consegue gerenciar bem as horas trabalhadas, evitando que fique com buracos na agenda ou chegue sempre atrasado aos atendimentos.


Quando os clientes encontram um técnico confiável e disposto a trabalhar, que executa a função com eficiência, é natural que ocorra a fidelização do público.


7) Ser curioso e buscar aprender continuamente


Um profissional com formação técnica precisa ter o cuidado de aprender continuamente e buscar evoluir em suas práticas de trabalho.


Afinal, o mercado está mudando continuamente com as novas tecnologias e possibilidades que elas trazem. Portanto, é indispensável que o profissional tenha curiosidade para continuar se desenvolvendo no dia a dia.


Fazer networking, aproveitar as oportunidades de novos negócios em sua área de atuação, incrementar o uso de novas tecnologias em seus atendimentos e manter uma postura inovadora é importante.


Justamente para que sua atuação continue sendo relevante no mercado, para que possa sempre estar em posição de destaque e ser bem remunerado. 


Todo cliente e contratante percebem quando um profissional está disposto a explorar novidades e busca conhecimento continuamente.


O que é positivo para a sua reputação e também para a sua atuação no mercado em que estiver inserido.


8) Resolução de conflitos


É muito importante que o técnico saiba resolver conflitos para que consiga ter uma atuação eficaz em diferentes situações.


Afinal, é muito comum que o cliente esteja insatisfeito e apresenta uma série de problemas para o técnico quando ele chega para fazer um atendimento.


O que faz com que seja indispensável que o técnico consiga ter controle emocional para resolver os conflitos que surgem durante um atendimento.


Além disso, em muitos casos, o conflito é entre a própria equipe por divergir em relação a técnica a ser adotada para resolver o problema do cliente, por exemplo.


Portanto, um profissional que tem boa capacidade de se comunicar durante o processo de atendimento para que possa resolver eventuais conflitos que surgem se destaca no mercado.


9) Capacidade de gerenciar projetos


É muito comum a crença de que a formação técnica te prepara para atuar sozinho empreendendo no mercado para o qual se especializou.


Todavia até mesmo aquele técnico que se especializa e empreende, em algum momento precisará gerenciar projetos.


Afinal, em muitos casos o empreendimento dá certo e o profissional precisará deixar de atuar em campo para que possa montar equipes de atendimento e potencializar o número de clientes que são atendidos a cada dia, por exemplo.


Além disso, é comum que o profissional precise ir várias vezes até um cliente para desenvolver um projeto do início ao fim.


Se esse profissional não tem habilidade de gestão de projeto e de gestão de tempo, os atrasos e problemas serão frequentes, causando má reputação de sua atuação. Além de obviamente, insatisfação de seus clientes.


Portanto, é fundamental saber organizar o fluxo de trabalho, prever problemas que podem surgir e garantir que consiga ter um projeto que flui, gerando uma boa receita para o técnico e também a satisfação de seus clientes. 


Como desenvolver tais habilidades?


Um ponto importante é observar que o profissional não desenvolve as habilidades descritas de forma rápida ou durante o processo de formação técnica.


Afinal, é perceptível que não são habilidades técnicas. Na verdade, os profissionais que buscam desenvolver habilidades descritas costumeiramente se desenvolvem por meio de leitura de livros especializados no tema e outros métodos, como a terapia.


Tendo em vista que, são habilidades chamadas de soft skills, ou seja, capacidades da pessoa e que são muito valorizadas pelo mercado.


Uma vez que, mesmo um técnico brilhante em conhecimentos específicos precisará lidar com clientes, resolver problemas, comunicar-se com a equipe e ser eficiente em todos esses aspectos.


Se o técnico é excelente em sua formação técnica, mas é uma pessoa difícil de lidar, não se comunica com eficiência, não é pontual, não respeita a opinião do cliente e não sabe explicar ao cliente o que está fazendo e como está resolvendo o problema, dificilmente ele se manterá no emprego.


E mesmo que empreenda, os problemas serão os mesmos, levando a uma perda de clientes e consequentemente de faturamento.


Portanto, o ideal é sempre se preparar de modo que consiga obter as habilidades técnicas e também habilidades pessoais para que possa ser excelente em sua atuação.


Faça sua formação técnica com o time CPET


Agora que já sabe a importância de aprimorar algumas características durante a sua formação técnica, é importante pensar em investir na qualidade de seu curso técnico.


Tendo em vista que, um curso reconhecido pelo MEC e valorizado pelo mercado de trabalho te proporciona uma série de vantagens competitivas.


Portanto, aproveite a formação técnica CPET, faça seu curso EAD e tenha todo o suporte de profissionais qualificados auxiliando a desenvolver seus conhecimentos técnicos.


Esclareça suas dúvidas, aproveite uma certificação reconhecida pelo mercado e se destaque atuando com o que ama fazer. Faça sua matrícula hoje mesmo.


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