Em alguns artigos anteriores, demos ideia de como identificar se seu emprego está em risco. Caso infelizmente a demissão ocorra, é importante saber como não agir ou se portar, pois a perda do emprego pode parecer o fim do mundo, mas não define quem você é como pessoa. Demitido, despedido ou simplesmente “mandado embora”: não importa o texto, isso pode acontecer até com os melhores. A vida continua e devemos nos recompor após a perda de um emprego e por isso, preparamos algumas dicas do que não fazer após ser demitido.
Essa é uma das coisas a não fazer após ser demitido. Ser despedido é o mais próximo de uma doença física que pode causar estresse na carreira – mas não precisa ser o fim do mundo. Por mais tentador que seja dizer ao mundo como seu antigo empregador é injusto, não é hora de desmoronar.
Chore bem, afogue suas mágoas por uma noite e, em seguida, sacuda-se e dê os próximos passos para uma carreira melhor. Não faça nada precipitado. Em vez disso, policie-se em seguir as orientações adiante sobre o que fazer depois de perder o emprego.
O segundo ponto a não fazer após ser demitido é usar a mídia social, especialmente o Facebook, que mudou de uma plataforma de comunicação para micro blogs e diários pessoais de algumas pessoas. Não ceda ao desejo de compartilhar demais; a mídia social não é o lugar para contar às pessoas seus problemas ou reclamar de seu chefe.
Lembre-se de que os futuros empregadores podem ver o que você publica, e você não deve fazer após ser demitido. Postagens negativas sobre ex-empregadores ou a demissão de um emprego são sinais de alerta para os gerentes de contratação. Pegue o telefone e ligue para alguém. Nenhum e-mail, texto, mensagem direta ou outra comunicação eletrônica pode substituir a conversa verbal.
Na ocasião da demissão, você não deve contar ao seu chefe o que vem escondendo há anos. Se você for para os golpes baixos os colegas perdem o respeito por você e essas referências negativas começam a se acumular muito rápido, de forma alguma você deve fazer após ser demitido.
Se você receber uma data de término, continue aparecendo no trabalho no horário e com roupas profissionais. Lute contra o desejo de ser preguiçoso e continue fazendo seu trabalho como se estivesse trabalhando para uma promoção. Seja digno em tudo o que fizer.
Esconder-se em sua casa é uma das coisas que não se deve fazer após ser demitido de um emprego com as cortinas fechadas e assistindo TV pode ser uma boa ideia por alguns dias, mas não se afogue em piedade a longo prazo.
Perder o emprego pode ser constrangedor e doloroso, e é natural que você queira evitar interagir com outras pessoas enquanto enfrenta essa montanha-russa emocional. Só não deixe que isso o oprima e destrua sua vida após ser demitido. Se a depressão for insuportável, consulte um conselheiro para ajudá-lo a lidar com a situação. Lembre-se disso:
A verdade o libertará, ao passo que uma mentira pode custar-lhe um emprego, não faça isso durante sua vida, muito menos após ser demitido. Os empregadores em potencial podem perguntar por que você deixou o emprego anterior.
Não minta; diga-lhes a verdade em vez disso. Isso pode parecer um pouco assustador, mas aqui estão algumas estratégias para evitar qualquer impacto negativo após o término do emprego:
A maioria das empresas está mais interessada em suas qualificações do que em referências ruins e empregos perdidos, por isso não minta após ser demitido. A menos que você tenha sido processado criminalmente ou cometido uma violação ética grave, o emprego perdido não é tão ruim quanto você pensa.
Procurar um novo emprego é assustador. Pode demorar muito tempo até mesmo para conseguir uma entrevista. E então, podem ser necessárias várias entrevistas antes de encontrar outro. Não desista ou desanime após ser demitido.
O desânimo decorrente da perda do emprego pode resultar em baixa autoestima em uma entrevista. Os gerentes de contratação captam essas emoções sutis e julgam suas habilidades com base nelas. A preparação e a dedicação ajudam muito a manter a fé após ser demitido, a aumentar a confiança em si mesmo e a prevenir a depressão e a perda de motivação. Fique motivado por:
Dependendo das circunstâncias que antecedem a demissão, você pode receber papéis de rescisão que deverá assinar após ser demitido. Por exemplo, você pode receber papéis de rescisão que lhe pedem para concordar legalmente em não processar a empresa ou concordar com uma cláusula de não concorrência.
Se você receber um documento que inclua algo nesse sentido, é importante não se apressar e não se comprometer a assiná-lo até que tenha consultado um advogado ou esteja totalmente seguro de que compreende os detalhes do documento. Quer decida assinar ou não, mantenha sempre uma cópia de cada documento que assinar após ser demitido.
Ser despedido pode parecer o fim do mundo, mas não define quem você é como pessoa. Use a experiência para aprender com suas fraquezas, desenvolva estratégias para evitar que a história se repita e não se prenda ao passado. Varra a poeira para baixo do tapete, siga em frente e comece o dia de novo. Cada dia é um novo começo; há mais empregos esperando por você para conquistar.
Se gostou do artigo, comente! Acesse nossos cursos e meios de comunicação em:
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.