Muitos profissionais que buscam novos caminhos, incluindo a busca por trocar de emprego ou de possibilidades em outras empresas, foram duramente atingidos pela crise econômica que os brasileiros estão passando.
É bastante típico estar inseguro sobre trocar de emprego para outro. Afinal, como você pode mudar sem se arrepender no futuro se a circunstância não é propícia a manter seu emprego atual?
A seguir, saiba como trocar de emprego na crise é possível.
Não confunda não gostar do seu trabalho com não gostar da empresa para a qual você trabalha. Muitas vezes, não é o seu trabalho que o incomoda; é o seu chefe ou o local de trabalho, para solucionar isso, basta trocar de emprego.
Faça uma lista das coisas pelas quais você é mais apaixonado e o que o leva a se levantar de manhã e ir ao trabalho. Dar este passo é o primeiro passo em direção a uma nova direção em sua vida profissional.
Trocar de emprego na crise também requer uma vontade de adaptação e flexibilidade.
Mesmo que você esteja trabalhando no campo há muito tempo, você terá que começar do zero quando iniciar um novo caminho em sua carreira.
Se você já ocupou um cargo de gerência, você deve estar ciente de que pode até mesmo ser obrigado a aprender as cordas na nova área que escolher.
Tente descobrir o que as empresas em que você está interessado planejaram a médio e longo prazo, e veja se elas lhe proporcionarão as oportunidades de carreira que você deseja, para assim poder tomar a decisão de trocar de emprego.
Além disso, aprenda sobre a economia da empresa; isto lhe oferecerá mais confiança na transição de um emprego para outro.
Entretanto, você deve avaliar a cultura corporativa para ver se ela se adequa ao seu perfil, valores e objetivos, além de saber se a empresa está efetivamente formada e financeiramente posicionada.
Caso você conhece alguém que trabalha na empresa ou já trabalhou na mesma, procure saber mais sobre a cultura e a atmosfera da empresa, antes de tomar essa decisão de trocar de emprego.
Assim, a fim de ter uma visão mais profunda de uma empresa que você está interessando em trabalho você pode olhar as contas da rede social dela, ler as avaliações online e ir a sites que apresentam críticas anônimas de funcionários atuais e passados.
Dessa forma, você aprenderá mais sobre a experiência profissional da empresa, assim como as perspectivas de crescimento, aprendizado e desenvolvimento.
A princípio ser empregado e procurar trocar de emprego no mercado de trabalho offshore é semelhante a procurar um substituto no sentido de investir em marketing pessoal e seguir o mesmo caminho de alguém que está desempregado.
Entretanto, como esta é uma transição do conhecido para o desconhecido, é vital estar psicologicamente preparado para trocar de emprego, portanto a recomendação é considerar que se você estiver insatisfeito com sua posição atual, é um sinal de que você não deve ter medo da mudança.
Por fim, a insatisfação pode levar ao mau desempenho e à demissão, portanto, buscar uma mudança significa assumir este risco com uma cara séria.
Uma das técnicas mais significativas para quem procura trocar de emprego durante uma crise é investir na construção de uma rede de conhecidos e manter contatos com profissionais do setor offshore.
Devido à escassez de vagas, os empregadores são forçados a ser mais seletivos em suas decisões de contratação, frequentemente oferecendo oportunidades apenas àqueles que foram identificados; como resultado, esta relação é fundamental para conseguir um novo emprego.
O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!
Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.