Não é segredo que o ensino à distância está cada vez mais popular. Mas você sabia que existem novas tendências para o ensino à distância? Aqui vamos falar sobre 5 dessas novas tendências.
Boa leitura!
Existem cerca de 120 mil cursos à distância disponíveis no Brasil, um número que representa o aumento das pessoas se matriculando em escolas tradicionais.
As tendências para o ensino à distância são claras: os brasileiros estão buscando uma alternativa para ter uma educação melhor e mais completa com menores custos do ensino convencional .
Quase todas as universidades, escolas técnicas e escolas tradicionais estão oferecendo aulas em tecnologias digitais, facilitando o aprendizado dos alunos que moram longe dessas instituições.
Nem precisa se preocupar com uma eventual contraposição entre os professores presencialmente presentes na sala de aula e aqueles que transmitem suas informações através da tecnologia digital, esse contato é feito através de videoconferências.
Todos sabem que a educação está em ascensão e essa é uma das tendências para o ensino à distância, e isso não deve causar surpresa. O preenchimento da demanda por mais três bilhões de pessoas se tornou uma meta global para 2030.
Porém, os avanços nas tendências para o ensino à distância também foram responsáveis pelo crescimento deste tipo de ensino no país nos últimos anos: só com as universidades brasileiras registradas um incrementando do 13% entre 2015-2016 apenas nas matrículas.
A tendência dos professores presencialmente presentes na sala de aula serem substituídos pelos que transmitem suas informações através da tecnologia digital.
Se você é um estudante que tem alguma dificuldade física ou mental, pode ter acesso às escolas on-line. Os cursos online oferecem uma alternativa para esse tipo de comprometimento com integrações semanais no ambiente virtual e contato cara a cara na sala de aula parcialmente por computador em horários determinados.
A facilidade é realizar as matrículas em várias instituições simultaneamente, isso permite ao estudante conhecer diversas opções sem comprometer o tempo, se tornando uma das tendências para o ensino à distância.
Onde a escola é um ativo, as instituições precisam se adaptar às necessidades dos alunos para manter-se competitivas e inovadoras com foco em qualificação profissional.
As faculdades tradicionais investem cada vez mais na oferta de cursos on-line que também tem sido uma das tendências para o ensino à distância mundial nos últimos anos. Com esses cursinhos, os alunos podem ter contato direto com professores, tarefas online e acesso às apostilas.
O aprendizado autônomo já é uma realidade e uma das tendências para o ensino à distância. Os cursos estão 100% nas mãos do aluno, que pesquisa sozinho os conteúdos necessários para se preparar ao longo de qualquer período e em todo o mundo sem custa nenhuma. Haveria um monte de vantagens na área educacional?
Afinal, esses estudantes teriam liberdade total no processo de escolha dos materiais didáticos, podendo usufruir das inovações tecnologicamente avançadas, por exemplo.
Por outro lado, essa tecnologia é bastante difícil de ser compreendida pelos estudantes mais novatos que não possuem um background técnico adequado para acompanhar as atividades em salas online e participar dos chats virtuais.
A escola tradicional também tem uma grande vantagem, devido ao fato de que os alunos podem desenvolver um relacionamento muito próximo com seus professores e colegas . Este é o melhor caminho para atender às necessidades individuais dos estudantes, embora não ofereça flexibilidade no tempo.
Um exemplo disso é que as disciplinas da matriz curricular brasileira são normatizadas por carreiras profissionais, mas exigências do mercado mudam muito rapidamente. Por exemplo, para quem é formado em engenharia mecânica, a matriz curricular prevê que o aluno tenha aprendido mais sobre gestão de projetos e outras áreas da engenharia.
Com as novas tendências para o ensino à distância, as mudanças podem ser imediatamente incorporadas sem nenhum custo adicional para os estudantes no momento de se graduar.
A maior dificuldade do ensino à distância entre jovens vem da falta de compreensão para o que é necessário aprender. Ao mesmo tempo, há um sentimento profundo por parte dos jovens de que precisam aumentar seu networking e principalmente seus contatos com empresas internacionais.
Neste momento as tendências para o ensino à distância estão respondendo essa demanda tanto no Brasil quanto fora dele:
O que você achou desse post sobre as tendências para o ensino à distância? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!
Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.