Tudo começou com celulares comuns e depois se tornaram smartphones. A tecnologia entrou na sala de aula sem permissão. Você pode perguntar quantos alunos têm um perfil no Facebook ou outra conta de rede social. É óbvio que toda a turma estaria aberta às redes sociais. Aqui estão algumas dicas de redes sociais como ferramenta pedagógica. Essas dicas o ajudarão a começar a trabalhar nessa área.
A tecnologia na sala de aula deve ser usada e, de preferência, para os melhores fins e com as melhores ferramenta pedagógica.
Siga estas sugestões.
Não é intenção usar rede social na educação porque é nova ou incomum. Como você verá, essa estratégia traz muitos benefícios reais.
Os adolescentes muitas vezes veem a escola como um fardo e tornam-se desinteressados. Eles limitam suas atividades ao que é necessário. Você pode aumentar a motivação e o engajamento trazendo algo para a sala de aula que faz parte da sua realidade. Esses jovens verão que estudar pode lhes proporcionar satisfação e realização pessoal utilizando as redes sociais como ferramenta pedagógica.
As redes sociais estão se tornando um lugar onde as regras de coexistência social não se aplicam. Por estarem protegidas pela tela do computador, as pessoas se sentem livres para expressar suas opiniões sem se importar com os outros e podem ser agressivas.
O bullying e o preconceito online não são incomuns entre os jovens. É possível trazer a rede social para a escola como ferramenta pedagógica e ensinar aos alunos que esse comportamento não é aceitável ou menos sério porque está online.
Essa é uma ótima maneira de reeducar os adolescentes sobre como se comportar em relacionamentos virtuais.
Convide alunos de diferentes séries para participar de grupos de estudos em redes sociais como ferramenta pedagógica, separados por escola ou turma. Isso o ajudará a identificar os problemas e dúvidas dos alunos que podem ser resolvidos em sala de aula. cada série, de acordo com o conteúdo curricular.
Os grupos do Facebook e WhatsApp podem ser usados para trocar informações por meio de uma ferramenta pedagógica entre alunos e professores. Mas lembre-se, você é o mediador e o responsável por orientar os alunos.
Os participantes dos grupos podem usar este espaço para apontar links úteis e páginas que podem ser úteis para seus estudos. Os alunos podem colaborar para aprender fora da sala de aula e ajudar na construção do conhecimento compartilhado.
Os alunos podem usar a internet para estimular debates sobre tópicos do dia a dia. Isso os ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico e incentiva até mesmo os alunos mais tímidos a expressar suas opiniões.
Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas baseadas nas informações das redes sociais como ferramenta pedagógica. Esta é uma ótima maneira de manter os alunos atualizados com os eventos atuais.
Você pode marcar um encontro com os alunos alguns dias antes do início da aula, para que possam fazer perguntas sobre o que foi ensinado em sala de aula, essa é uma excelente ferramenta pedagógica.
Você também pode usar os bate-papos do Facebook e do WhatsApp para fazer perguntas ou organizar um bate-papo ao vivo na Twitch para ajudar os alunos com quaisquer problemas que eles ainda tenham dificuldade de entender.
Os bate-papos online são uma ótima maneira de se conectar com os alunos e responder às suas perguntas. Os alunos podem retornar ao conteúdo em que estavam trabalhando assim que as dúvidas forem esclarecidas.
Esses espaços são ótimos para compartilhar materiais multimídia, como músicas, vídeos, filmes, etc. E, como os alunos ficam muito tempo nas redes sociais . Portanto, é mais fácil não ver o conteúdo que os professores compartilharam.
Esses recursos de apoio são disponibilizados aos alunos por meio de grupos ou perfis sociais nas redes sociais. No entanto, eles não devem se limitar ao Facebook e WhatsApp , pois alguns alunos podem não fazer parte.
É preferível utilizar outros espaços virtuais como a internet da escola para partilhar materiais de apoio e exercícios baseados no que foi ensinado nas aulas, como ferramenta pedagógica.
Os professores podem usar as redes sociais como ferramenta pedagógica para realizar pesquisas. Isso permite que eles identifiquem quais disciplinas são mais difíceis para os alunos ou mesmo aquelas de que eles mais gostam.
Além disso, os professores também podem usarem as informações para ajustar seu planejamento de aula para atender às necessidades dos alunos com base nos resultados.
O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!
Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.