Uma pergunta muito comum, principalmente entre os jovens, é como entrar no mercado de trabalho rápido e conseguir uma boa colocação.
Saiba que é o primeiro emprego que permite ao jovem não apenas ingressar no mercado de trabalho, mas é a partir dele que as portas se abrirão para a construção de uma carreira de sucesso.
Independente da área de atuação, a chave está em uma boa qualificação profissional, pois é isso é o que faz diferença no momento do recrutamento.
Geralmente, os recrutadores levam em conta uma série de fatores, mas no caso específico do primeiro emprego, o que eles mais valorizam é a formação técnica.
Se esse é o seu caso e você não tem ideia de como entrar no mercado de trabalho, vamos mostrar algumas dicas que podem te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga!
Antes de tudo, tenha em mente que para os profissionais estarem nos postos que ocupam hoje, eles também tiveram que enfrentar o desafio de como entrar no mercado de trabalho.
Mas com as dicas que vamos passar aqui, você estará muito melhor preparado e com certeza, vai chamar a atenção dos recrutadores:
Provavelmente, você deve ter uma área que tem mais interesse, e também, já possui algumas habilidades.
Mas é importante pesquisar como está o mercado nessa área, pois se o seu objetivo é como entrar no mercado de trabalho rápido, o setor deve estar aquecido e com alta demanda de profissionais especializados.
O passo número 1 é a capacitação, ou seja, buscar por um ensino que lhe forneça as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho.
No entanto, para quem não tem tempo de esperar, a dica é optar por um curso técnico, pois além de ser de curta duração, é um ensino direcionado para atender às exigências do mercado de trabalho.
Hoje em dia, você encontra cursos técnicos em praticamente todas as áreas, inclusive muitas empresas dão preferência a alunos que vieram de cursos técnicos, mas por que?
Porque sabem que são qualificados em determinada área, e que receberam um ensino atualizado e completo.
É claro que quando falamos em como entrar no mercado de trabalho, provavelmente você não terá muitas experiências para colocar no seu currículo.
Mas seja fazendo um curso profissionalizante ou uma graduação, é possível fazer estágios e assim, já ir conhecendo a rotina de trabalho e aprender a lidar com os desafios da profissão.
O estágio, além de ser uma oportunidade para ganhar mais experiência na prática, é algo que pode agregar valor ao seu currículo.
Muitas pessoas pensam que o networking só serve para quem já está atuando no mercado, mas essa ideia é equivocada.
Você pode fazer networking enquanto ainda estiver estudando, conversando com seus professores e colegas, e assim, criar uma rede de contatos.
É importante saber que quando se trata de como entrar no mercado de trabalho, fazer um curso técnico pode abrir muitas oportunidades de networking, particularmente porque os professores atuam na área e podem até indicar vagas.
Tenha em mente que o primeiro contato que o recrutador tem com você é por meio do seu currículo.
Por isso, dedique um tempo para elaborar um ótimo currículo, com informações claras e objetivas, e foque na vaga para qual você está se candidatando.
E não se esqueça de prestar atenção à ortografia e gramática, e inclua apenas informações verdadeiras.
Para quem quer entrar no mercado de trabalho no menor espaço de tempo possível, o ideal é optar por um curso técnico.
Simplesmente porque é um curso de curta duração, cujo foco é preparar o aluno para o mercado de trabalho, o que garante uma inserção mais rápida.
Pesquisas apontam que as empresas enfrentam muita dificuldade em contratar profissionais qualificados, e aqui mostra a importância de investir na capacitação profissional.
Por exemplo, no Brasil, cinco em cada dez empresas relatam dificuldades em encontrar pessoas habilitadas para determinadas funções.
E se a sua pergunta é como entrar no mercado de trabalho, a resposta é muito simples: fazer um curso técnico.
No entanto, antes de escolher o curso, como já falamos acima, é importante levar em consideração as áreas de conhecimento pelas quais você tem mais afinidade e interesse.
Mas também buscar o máximo de informações sobre o mercado de trabalho na área: empregabilidade, remuneração, habilidades exigidas...
Vale a pena também conversar com profissionais que já atuam na área, e esse é outro diferencial do curso técnico, pois o corpo docente é composto por professores que possuem uma ampla experiência.
Se você ainda está em dúvida se realmente o curso técnico é o caminho de como entrar no mercado de trabalho, confira algumas vantagens:
Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, ter uma qualificação é o que faz de você o candidato perfeito para preencher aquela vaga e se destacar em meio a tamanha concorrência.
Nesse sentido, o curso técnico tem como foco proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências em uma determinada área.
Geralmente, os cursos técnicos duram em média de um ano e meio a dois anos, o que permite um ingresso no mercado mais rápido.
E mesmo antes de concluir o curso, você pode fazer estágios e ir se familiarizando com as exigências do mercado.
Com a pandemia, o cenário mudou, e várias oportunidades foram criadas, assim como determinados setores ficaram em alta.
Nesse sentido, existe uma variedade de cursos técnicos justamente para atender a essas novas demandas, como informática, contabilidade, segurança do trabalho, apenas para citar alguns.
Realmente é um desafio quando falamos em como entrar no mercado de trabalho, mas tudo pode ficar muito mais fácil optando por um curso técnico.
Mas se você não tem ideia de qual fazer, confira os cursos profissionalizantes oferecidos pelo CPET, e com certeza, você vai encontrar aquele que se encaixa com seu perfil e seus objetivos.
O nosso principal objetivo é que você seja um profissional de sucesso e tenha uma carreira brilhante!
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.