Com a inserção cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, o que pode lhe garantir alcançar postos mais elevados e melhores remunerações, é a especialização.
No entanto, ainda existe uma certa disparidade entre homens e mulheres, mas felizmente, esse cenário está mudando, e é possível ver hoje mulheres ocupando cargos de liderança, que anteriormente era restrito aos homens.
Seja para a mulher que está em busca do seu primeiro emprego ou está retornando ao mercado de trabalho, é normal ficar em dúvida sobre o que fazer, particularmente em vista da concorrência.
Além disso, com o desemprego em alta e o mercado mais competitivo, o melhor a fazer é enriquecer o seu currículo.
Portanto, se esse é o seu caso, continue a leitura e veja o que fazer para se diferenciar no mercado de trabalho!
Quando falamos do ingresso da mulher no mercado de trabalho, saiba que ter a qualificação certa é o que pode fazer a diferença, e o caminho é o curso técnico.
Além de ser um curso que está altamente valorizado no mercado de trabalho, é o que permite a conquista do sucesso profissional, já que é uma formação voltada para a prática de uma carreira.
Vale lembrar que há uma carência de mão de obra qualificada, o que faz com que as empresas procurem profissionais mais técnicos, e isso vale também para as mulheres.
Outra vantagem dos cursos técnicos para as mulheres é a qualificação em uma determinada área em um período menor de tempo, aumentando as chances de entrar no mercado de trabalho.
Por fim, as mulheres que passam pelos cursos técnicos saem capacitadas a se candidatar a qualquer vaga, inclusive muitas delas se lançam no mercado de trabalho como microempreendedoras.
Tenha em mente que existe muita concorrência no mercado, e quanto mais qualificação você tiver, maiores serão as suas chances.
Entendendo agora a importância do curso técnico para alavancar a carreira, quais os cursos técnicos mais indicados para ajudar a mulher no mercado de trabalho?
Com o curso técnico de secretaria escolar, a profissional estará apta a planejar e realizar atividades administrativas no âmbito escolar, que auxiliam na organização e registro dos alunos.
Além disso, desenvolverá as competências necessárias para lidar com alunos, pais e todos os outros membros da escola.
Se a sua dúvida é a área de atuação, poderá trabalhar em escolas públicas e privadas, universidades, escolas de idiomas e qualquer outra instituição de ensino.
Outra área que tem alta empregabilidade para a mulher no mercado de trabalho é a Administração.
O curso técnico de administração forma profissionais para atuar em vários setores da empresa: organizar documentos, auxiliar nas áreas de logística, financeira, gestão de pessoas, jurídico, marketing, entre outros.
Como é uma área indispensável em qualquer segmento, não vai faltar oportunidade para quem tem uma especialização.
O curso técnico de segurança do trabalho ensina no planejamento, aplicação e controle de ações e técnicas de segurança no trabalho.
Dessa forma, os profissionais aprendem a identificar fatores de risco de acidentes do trabalho, bem como doenças, de forma a implementar medidas para neutralizá-los.
Além disso, na prática, é um profissional que promove eventos, programas educacionais e capacitações, com a finalidade de melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo mais seguro.
Já o curso de edificações é outro exemplo de curso técnico que pode ajudar a mulher no mercado de trabalho.
Com o curso, a aluna será capaz de desenvolver, executar e coordenar obras, por exemplo, em edifícios, aeroportos, entre outras.
Também estará apta a supervisionar e executar edificações, bem como planejar obras, sempre de acordo com as normas técnicas, de segurança do trabalho e legislações.
As mulheres, por serem mais detalhistas, têm se destacado como técnica em eletrotécnica, sendo capazes de projetar, instalar e cuidar da manutenção de redes e equipamentos.
Poderá atuar em concessionárias de energia, empresas de telecomunicações, indústrias, além de fontes de energia alternativas e com automação.
Como você viu, algumas dessas áreas que eram limitadas ao público masculino, têm despertado o interesse cada vez mais das mulheres, inclusive, a mulher no mercado de trabalho nessas áreas tem se mostrado cada vez mais presente.
Você viu que a mulher no mercado de trabalho está cada vez mais valorizada, e até mesmo disputando vagas com os homens, e em muitos casos, se sobressaem muito mais.
Para isso, é necessário buscar capacitação e isso é possível através de cursos técnicos.
Vale ressaltar que o mercado de trabalho já não é mais o mesmo, e carreiras que eram restritas aos homens, saiba que muitas empresas preferem as mulheres, por serem mais minuciosas e focadas.
Isso permite com que elas cresçam dentro da empresa, alcançando cargos mais relevantes e com maiores salários.
E talvez você esteja se perguntando: onde fazer um curso técnico que abra portas no mercado de trabalho?
No CPET, instituição reconhecida por um ensino de excelência, oferece uma variedade de cursos técnicos, todos reconhecidos pelo MEC.
Isso significa que você terá acesso a um ensino da maior qualidade com quem é referência no país.
Com o certificado do curso técnico, você terá inúmeras oportunidades no mercado de trabalho, e como são cursos de curta duração, sua entrada no mercado será muito mais rápida.
Portanto, seja para o primeiro emprego ou para retornar ao mercado, a decisão mais acertada é fazer um curso técnico, pois é a melhor solução para quem deseja se qualificar em uma determinada área.
Se logo após isso, você ainda tem algumas dúvidas para entrar no mercado de trabalho, confira o nosso blog que contém 5 dicas para você se preparar e ter sucesso ao adentrar na área em que desejar!
Os cursos citados acima são apenas alguns que você pode fazer. E se nenhum deles se encaixa no seu perfil, clique aqui e veja o que te espera no CPET!
Tenha em mente que a profissionalização em um curso técnico é o caminho para trilhar uma carreira de sucesso!
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.