10 dicas para todo técnico em Segurança do trabalho

Marketing CPET • 26 de agosto de 2024
10 dicas para todo técnico em Segurança do trabalho

Quem almeja ter sucesso na atuação como técnico em Segurança do Trabalho precisa seguir algumas dicas úteis.


De modo que, possa ter qualidade de formação e atuação, com o intuito de que consiga construir uma carreira de sucesso como segurança do trabalho.


Afinal, uma série de fatores fazem a diferença para que se possa ter sucesso na carreira. E nós trouxemos algumas dicas que todos os técnicos em segurança do trabalho deveriam conhecer, confira a seguir.


10 dicas para todo técnico em segurança do trabalho seguir


A dinâmica de trabalho como técnico em segurança do trabalho é bastante específica, o que requer um conjunto de habilidades únicas que o profissional precisa demonstrar, confira algumas dicas a seguir:


1. Promova a cultura de segurança


Além de conversar com a equipe e orientar o uso de equipamentos de segurança individual os EPIs, é preciso que o técnico promova a cultura de segurança na empresa.


Para tal, o profissional precisa ter habilidades de comunicação além de todo o conhecimento técnico.


Uma vez que, é preciso ser eficiente em convencer a equipe para que todos possam efetivamente seguir as orientações transmitidas pelo técnico em segurança do trabalho.


De modo que, a equipe incorpore a cultura de promover um ambiente seguro. Gerando um comportamento adequado por parte de todos os profissionais que atuam na empresa.


Ao conseguir a implementação de uma cultura de segurança a equipe consegue ter a máxima eficiência, por um colega policiar o outro. Afinal, todos entendem que o ambiente seguro depende diretamente da atitude de cada um.


2. Trabalhe em equipe


É muito comum que o profissional que atua como técnico em segurança do trabalho acredite que não precisa trabalhar em equipe.


Afinal, tende a ser o único técnico responsável pela segurança de todos os profissionais que compõem o quadro da empresa atendida.


Todavia, é importante observar que o técnico precisa trabalhar em equipe com profissionais do RH e engenharia, com o intuito de garantir que sejam incorporadas as orientações de segurança na rotina de todos os membros da equipe.


Uma vez que, o objetivo é garantir um cotidiano de trabalho seguro, eficiente e no qual todos os profissionais são realmente eficientes na manutenção do próprio bem-estar seguindo as orientações do técnico responsável pela segurança da equipe.


3. Conheça profundamente as Normas Regulamentadoras


É indispensável que o profissional estude e se mantenha constantemente atualizado sobre as normativas lançadas e atualizadas pelo Ministério do Trabalho.


Tendo em vista que, as NRs são normas que baseiam a atuação na área da segurança do trabalho e que são constantemente atualizadas, com o intuito de garantir que se possa evitar erros de atuação por desatualização. Portanto, é indispensável ser um profissional que gosta de estudar e que está em constante busca por conhecimento.


Justamente para que possa ter uma atuação eficaz no mercado, viabilizando que a equipe sob sua responsabilidade esteja sempre atuando de forma adequada e em conformidade com as normas mais atualizadas emitidas pelo Ministério Público do Trabalho.


4.  Realize a análise de riscos com eficiência


Cada atividade na empresa apresenta um risco para o colaborador. Por isso, é importante identificar e analisar quais são as medidas para minimizar tais riscos.


Em alguns casos, é possível eliminar os riscos e em outros casos somente minimizá-los. Ao analisar os riscos é viável garantir que o ambiente de trabalho seja o melhor para os colaboradores que possam ter uma rotina segura, independentemente de qual é a posição de cada um dos profissionais na equipe.


Personalizar cada detalhe em termos de riscos é indispensável, para que se possa ter um espaço seguro e eficiente para todos os colaboradores.


5. Sempre investigue os acidentes e incidentes


É importante que o trabalho seja voltado para evitar acidentes. Todavia, existem acidentes que podem ser inevitáveis. O que faz com que seja importante que o técnico atue analisando todas as ocorrências de acidentes e quase acidentes.


Afinal, é possível ter ótimos insights a partir das situações que são vivenciadas pela equipe. Quando se identificam os possíveis riscos, é viável implementar as ações corretivas necessárias, para que se possa evitar eventuais recorrências.


Uma vez que, é indispensável que se possa ter o aprimoramento constante dos protocolos adotados na empresa.


6. Elabore planos de emergência


Toda empresa precisa de bons planos de emergência, para que os colaboradores estejam treinados e possam saber como lidar com situações inesperadas.


Desenvolva e mantenha atualizados os planos de emergência, incluindo procedimentos de evacuação e treinamentos para todos os funcionários.


Afinal, nenhuma empresa está livre de uma tragédia, como um desmoronamento, incêndio e outros problemas que fogem ao controle do técnico de segurança no trabalho.


Portanto, é indispensável manter todo o protocolo de emergência atualizado, com o intuito de garantir que se tenha a orientação necessária para que os profissionais estejam aptos a lidar com as dificuldades que podem se interpor no cotidiano de funcionamento da empresa.


7. Faça inspeções regulares


Realize inspeções periódicas nos locais de trabalho para identificar possíveis riscos e garantir que as normas de segurança estão sendo cumpridas.


Quando se faz inspeções regulares é possível ter ótimos resultados, evitando que as condições da empresa fiquem inadequadas.


Uma vez que, é preciso analisar eventuais riscos ambientais e danos que infelizmente são comuns em empresas de todos os setores.


Aproveite as inspeções regulares para orientar os colaboradores, avaliar se os equipamentos estão em boas condições de uso e orientar os colaboradores a respeito da manutenção necessária para que o ambiente seja sempre seguro para os profissionais.


8. Faça atualizações constantes


Um ponto importante de observar é que as normativas que guiam a atuação de um técnico em segurança do trabalho se alteram com significativa frequência.


Afinal, o Ministério do Trabalho está constantemente atuando para que seja possível garantir a modernização das regras, visando que as empresas brasileiras sejam seguras.


Infelizmente alguns segmentos da economia, como a construção civil, por exemplo, costumam ter acidentes frequentes e graves. Uma vez que, é uma atividade com muitos riscos inerentes e que demanda significativa atenção do técnico.


De modo que, seja possível garantir que o ambiente tenha os riscos minimizados, para que se possa garantir minimização de danos para os profissionais.


Portanto, de modo geral é importante que os técnicos acompanhem com atenção as atualizações para que possam se manter como profissionais bem remunerados e valorizados pelo mercado.


Afinal, toda empresa almeja contratar colaboradores que sejam verdadeiramente eficazes e que possam trazer a máxima segurança para todos os colaboradores independentemente da função executada na empresa.


9. Mantenha a documentação em dia


Além de se atualizar, o profissional precisa ter o cuidado de atualizar também o registro de todas as atividades de segurança, treinamentos, inspeções, investigações de acidentes e outros documentos relevantes.


Deixar de atualizar a documentação é um erro comum e em caso de acidentes a empresa pode ser penalizada. Portanto, é indispensável que se tenha uma atualização eficiente dos documentos.


De modo que, em caso de acidente a empresa contratante esteja resguardada, evitando qualquer tipo de prejuízo para a empresa ocasionada por erros na atualização dos documentos.


10. Inspeção dos equipamentos de proteção individual


Sempre se certifique de que todos os trabalhadores usam os EPIs e que eles são adequados para as funções executadas.


Sempre que um profissional é promovido, é necessário atualizar os equipamentos de proteção oferecidos para ele, por exemplo.


De modo que, a proteção seja sempre adequada, garantindo um cotidiano de trabalho seguro para o time como um todo.


Vale a pena investir na carreira como técnico em segurança do trabalho?


Sem dúvidas, para todos aqueles que gostam da área, é possível ter uma carreira de sucesso. O técnico em segurança do trabalho é um profissional bem remunerado e que constantemente necessário para o mercado de trabalho.


O que faz com que seja importante e necessário que os profissionais da área invistam na própria formação, atuando com a máxima eficiência para que possam ter uma carreira bem remunerada.

De modo que, seja possível ter uma carreira de sucesso em qualquer parte do país. Afinal, o técnico em segurança do trabalho é um profissional necessário em todas as empresas ao redor do país.


A formação na área é relativamente rápida, o profissional é bem remunerado e consegue alcançar uma posição satisfatória em sua carreira.


Invista na formação com qualidade CPET


Agora que você já sabe mais a respeito de habilidades e aspectos que todo técnico em segurança do trabalho precisa conhecer, invista em sua formação!


Aproveite a qualidade da formação técnica CPET, para fazer a sua formação na área e garantir que possa concluir o seu curso com a qualidade que sempre quis.


Afinal, quando você investe em formação de excelência, é possível conquistar resultados acima da média no mercado, garantindo que possa ter um bom posicionamento no mercado.


Técnicos que se formam no modelo EAD podem usufruir de uma série de vantagens, fazendo uma formação rápida e completa. Faça sua matrícula hoje mesmo e comece o quanto antes a se dedicar para construir uma carreira de sucesso.


É possível ter excelentes resultados se tornando um técnico respeitado no mercado em que almeja atuar. 

Conheça nossos cursos de NR
Guia Completo dos Cursos Técnicos Mais Procurados em 2025
Por Marketing CPET 17 de fevereiro de 2025
Está em dúvida sobre quais são os cursos técnicos mais procurados em 2025? É importante conhecer esse tipo de informação, para que possa entender algumas tendências de mercado.
O que faz o técnico em segurança do trabalho?
Por Marketing CPET 14 de fevereiro de 2025
O curso técnico em segurança do trabalho tem sido muito procurado nos últimos anos. Afinal, é uma formação com excelente empregabilidade.
Educação Técnica em 2025: Tendências e Oportunidades no Mercado de Trabalho
Por Marketing CPET 12 de fevereiro de 2025
Será que a educação técnica em 2025 continua sendo uma formação relevante? É muito comum ter dúvidas se ainda vale a pena investir nesse tipo de curso.
Tudo sobre o curso para se tornar corretor de imóveis
Por Marketing CPET 10 de fevereiro de 2025
Está com dúvidas sobre o curso técnico para se tornar corretor de imóveis? É uma área bastante procurada por ser promissora.
Dicas para Concluir Seu Curso técnico mais Rápido
Por Marketing CPET 7 de fevereiro de 2025
Quer concluir seu curso técnico mais rápido? Isso demandará uma organização eficiente, para que você possa focar na adoção de algumas estratégias que podem acelerar o seu aprendizado e ajudar a otimizar o tempo.
Curso Técnico Online: O Passo Certo para sua Carreira
Por Marketing CPET 5 de fevereiro de 2025
O curso técnico online pode ser o passo que faltava para sua carreira deslanchar! Muitas vezes, as pessoas nutrem receio de fazer um curso online e não conseguirem resultados excepcionais.
Técnico em Infraestrutura Escolar: Conheça Sobre a Carreira
Por Marketing CPET 3 de fevereiro de 2025
A formação técnica em infraestrutura escolar é uma boa opção para quem busca a oportunidade de trabalhar na área.
Técnico em qualidade: um profissional essencial para o mercado atual
Por Marketing CPET 31 de janeiro de 2025
O técnico em qualidade é um profissional que tem uma possibilidade de carreira pouco conhecida pela grande maioria das pessoas. O que faz com que seja relevante se aprofundar nos conhecimentos a respeito da formação, para que você possa identificar se é válido investir na área.
Técnico em Meio Ambiente: Conheça o Mercado e a Carreira
Por Marketing CPET 29 de janeiro de 2025
Quer saber tudo sobre a carreira de um técnico em meio ambiente? Essa é uma área que vem crescendo ao longo dos últimos anos, por causa da preocupação ambiental.
Mais Posts
Share by: