O registro no CFA é um registro importante para que se possa ter a certificação de qualidade do Conselho Federal de Administração (CFA).
Nós trouxemos mais informações sobre o registro no CFA, para que você entenda o que é e para que o certificado oferece.
De modo que, possa ter os benefícios atrelados ao uso do registro no CFA. Nós trouxemos mais informações a seguir para que você as conheça e saiba como obter o documento.
O Conselho Federal de Administração (CFA) é uma entidade reguladora no Brasil responsável por regulamentar a profissão de administrador no país, o que faz toda a diferença para que se tenha bons profissionais atuando no setor.
Atualmente a obtenção do registro no CFA é obrigatório para quem deseja atuar como administrador profissionalmente no país.
Justamente com o intuito de demonstrar sua capacitação profissional e conquistar uma boa remuneração.
Uma vez que, estará demonstrando que atende aos requisitos exigidos pelos órgãos competentes e com isso, você demonstra que é um profissional competente.
O registro no CFA confere ao profissional o direito legal de exercer a profissão de administrador no Brasil.
Em outras palavras, significa que apenas indivíduos registrados no CFA podem exercer atividades profissionais relacionadas à administração, como consultoria empresarial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, entre outras.
Outro ponto importante em relação ao papel do CFA é que ele atua como um órgão que atua na defesa dos interesses da categoria dos administradores, estabelecendo diretrizes éticas e promovendo a qualificação e o aprimoramento contínuo dos profissionais da área.
A obtenção do registro no CFA é relativamente fácil. O profissional terá que apresentar um certificado de conclusão de curso em Administração.
Além disso, o curso precisa ser de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Justamente para comprovar que o curso segue as normativas exigidas pelo órgão, com o intuito de garantir que é um curso de qualidade.
Além disso, o interessado precisará fazer um cadastro comprovando seus dados por meio de documentação. Na sequência pagará uma taxa e poderá ter a sua anuidade garantida, como um registrado no CFA após a análise dos dados que é feita pela equipe do órgão.
Todo o processo de obtenção do registro é feito online, com total facilidade e praticidade. O que faz com que seja um processo prático e transparente.
No entanto, é importante lembrar que há um custo associado à obtenção do registro, o que faz com que seja necessário analisar se cabe em seu orçamento, principalmente se está desempregado em busca de uma oportunidade.
Sim! O profissional que atua como técnico em administração precisa ter o registro no CFA. Após concluir a formação no CPET é possível usar seu certificado para obter o registro.
De modo que, possa obter a documentação necessária para comprovar que é um profissional com boa formação.
Afinal, isso acaba impactando positivamente a imagem que você constrói para o mercado de trabalho.
Quando o técnico demonstra profissionalismo em cada detalhe, é natural que sua reputação seja a melhor possível no mercado.
Além disso, em alguns concursos públicos é possível que o registro seja exigido. Portanto, é interessante que o profissional analise as questões e verifique quando é necessário e válido fazer seu registro.
Existem inúmeros benefícios de obter o seu registro no CFA, nós listamos os principais, que são:
O registro no CFA confere ao profissional o reconhecimento legal para exercer a profissão de administrador no Brasil. Dessa forma, o profissional está resguardado por ter a comprovação de que sua atuação está de acordo com a legislação vigente.
E isso é importante como um suporte para o profissional, que terá equipe especializada capaz de oferecer informações caso o profissional tenha dúvidas, por exemplo.
Afinal, o órgão tem equipe especializada que presta atendimento aos administradores que são registrados.
Obter o registro no CFA é um sinal de credibilidade e comprometimento com a profissão de administrador.
Afinal, demonstra que o profissional atendeu aos requisitos estabelecidos pelo órgão regulador e está qualificado para exercer suas funções. E isso é de grande importância para que possa ter uma boa imagem frente aos potenciais contratantes.
Todo profissional que investe em sua própria carreira está transmitindo uma imagem de comprometimento com a profissão. E isso faz a diferença para que possa ser visto como alguém com bom potencial para que seja contratado.
É comum que concursos e algumas vagas de trabalho exijam do profissional o registro no CFA.
Por isso, um dos benefícios de obter o documento é acessar oportunidades de trabalho diferenciadas.
O que faz com que o profissional que deseja ser bem remunerado invista no registro, com o intuito de aproveitar tais possibilidades.
Muitas vezes o profissional se encontra em problemas que envolvem questões éticas da carreira como administrador.
Ao obter o registro no CFA o profissional tem a oportunidade de ser representado pelo conselho. Dessa forma, terá uma equipe qualificada para lidar com questões éticas da carreira. O que dá ao administrador um suporte importante para lidar com situações adversas.
Ter representantes em caso de adversidades é importante, para que se possa ter segurança em caso de problemas ao longo de sua atuação.
Uma pessoa que tem o registro no CFA se torna parte de uma comunidade de profissionais que atuam como administradores. Todos eles compartilham interesses em comum.
Além disso, são pessoas que enfrentam desafios parecidos em seus cotidianos. O que faz com que seja possível ter uma rede que compartilha interesses, desafios e experiências na área, proporcionando oportunidades de networking e colaboração.
Dessa forma, surgem várias oportunidades para o profissional que está inserido em um grupo forte e que dá apoio uns aos outros.
Além de todos os benefícios já citados, o CFA oferece aos seus credenciados alguns programas de desenvolvimento profissional, eventos, cursos e outras atividades que estão sempre no calendário da instituição.
O objetivo dos cursos é justamente que os profissionais tenham acesso a materiais que ajudem a aprimorar suas habilidades, conhecimentos e redes de contatos na área de administração.
Dessa forma, quem é formado em administração poderá contar com toda a rede de apoio para ter ótimos resultados, trazendo diferenciais para sua carreira.
Um ponto importante de observar é que o registro no CFA também pode ser obtido por empresas que trabalham no segmento administrativo.
Como é o caso, por exemplo, de empresas que são especializadas em administração de outros negócios, como é o caso de empresas especializadas em administração de condomínios.
Afinal, é importante ter um registro para construir uma boa reputação da empresa no mercado. O que é importante para conquistar clientes.
Portanto, é interessante que a empresa efetue o registro usando o CNPJ para fazer o registro no CFA, pagando todas as taxas e obtendo o registro que precisa ser renovado todos os anos.
Seja para quem tem CNPJ ou CPF o pagamento das taxas é anual, para manter o registro no CFA em dia.
Sim! Vale muito a pena fazer o curso técnico em administração. Justamente para que seja possível ter uma formação que te ajuda a se colocar no mercado de trabalho.
Todas as empresas de diferentes segmentos precisam de profissionais da área administrativa. Por isso mesmo, é importante ter uma boa formação para que se possa ter um bom posicionamento no mercado de trabalho.
Afinal, profissionais com boa formação naturalmente conseguem usufruir de vagas interessantes disponíveis no mercado, para que possam ser bem remunerados e usufruir de crescimento na carreira.
É óbvio que o recém-formado precisa vencer a barreira da inexperiência. No entanto, após vencer essa etapa, é natural que conquiste seu espaço no mercado de trabalho e possa usufruir de uma boa remuneração e um bom posicionamento.
Quer obter uma formação de qualidade, que permita a obtenção do registro no CFA? Então aproveite a qualidade do material do CPET.
O curso técnico em administração permite que o interessado tenha uma formação de qualidade que é feita em 6 a 12 meses, dependendo do ritmo de cada estudante.
Além disso, é possível contar com a facilidade de estudar com o suporte total de uma equipe qualificada. Aproveitando o fato de que haverá sempre um professor disponível.
Contando com um suporte qualificado, curso de excelência reconhecido pelo MEC e a facilidade de estudar no seu próprio ritmo, é possível concluir a formação e obter o registro no CFA.
Dessa forma, é possível se colocar no mercado, aproveitando a empregabilidade da área administrativa após concluir a sua formação técnica.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.