Prêmio Reclame Aqui 2022

  • O que é o Prêmio Reclame AQUI?

    Um dos elos mais fortes na construção da confiança entre consumidores e empresas é a reputação. Com base nisso, o Reclame AQUI criou o Prêmio Reclame AQUI, uma forma de apresentar aos consumidores quais são as empresas com os melhores atendimento para eles, de cada segmento.


    Com o voto popular dos consumidores levado em consideração, além da reputação das empresas, é claro, há 12 anos o Reclame AQUI apresenta ao mercado as companhias que valorizam seus consumidores. E, através do bom atendimento, se preocupam em oferecer uma boa experiência e fortalecer um relacionamento ético e transparente com eles.


    No Prêmio Reclame AQUI 2022, as empresas com as melhores reputações no site do Reclame AQUI são indicadas. E, por meio do voto popular, escolhidas as que têm o melhor atendimento na opinião dos consumidores. Posteriormente, elas são premiadas na sua categoria de atividade.

  • Qualquer empresa pode participar do Prêmio Reclame AQUI?

    Não é bem assim. O Prêmio Reclame AQUI tem regras rígidas para a participação das empresas, onde o foco principal é a reputação. Desde que tenham uma boa reputação no Reclame AQUI, as empresas estão habilitadas a se inscreverem na premiação.


    Quanto melhor atendem seus consumidores e solucionam os problemas, mais bem avaliadas pelos consumidores as empresas ficam e evoluem em reputação.

  • Somente empresas RA1000 podem participar?

    No Prêmio Reclame AQUI, podem se inscrever as empresas que possuem reputação Bom, Ótimo ou RA1000. Até mesmo as companhias com reputação Regular. Mas durante o processo de seleção do Prêmio, serão realizadas todas as validações dessa empresa em questão para definir se ela será indicada ou não.

  • Há algum custo para as empresas se inscreverem ou participar do Prêmio Reclame AQUI?

    Não há nenhum custo. Participar do Prêmio Reclame AQUI é de graça. Basta ter uma boa reputação no site do Reclame AQUI.Não é preciso fazer pagamento algum da inscrição à premiação para as empresas, nem para os consumidores votarem.

  • O que tem de diferente no Prêmio Reclame AQUI 2022?

    Para o Prêmio Reclame AQUI 2022 se tornar ainda mais disputado e emocionante, algumas mudanças aconteceram no regulamento.


    1. Reputação


    Uma delas é a consideração da reputação. Entram na disputa em 2022 as empresas que tiverem reputação Bom, Ótimo ou RA1000 na aba de 6 meses no site do Reclame AQUI. E esse status reputacional deverá ser mantido pela empresa durante o ano todo. O Reclame AQUI vai ficar de olho e monitorar até o fim da apuração de votos. Por isso, é importante que as equipes continuem focadas no atendimento de qualidade para manter a reputação em dia.


    2.Categorias


    ‍Outra mudança é a multi categorização: uma mesma empresa vai poder se inscrever em uma segunda categoria que considere pertencer, de acordo com sua área de atuação, aumentando a representatividade na disputa. Ela poderá participar de até 2 categorias.


    Não haverá limitação de quantidade de empresas em cada categoria. Ou seja, todas as empresas que estiverem aptas a seguir como indicadas participarão da votação popular.


    3.Fator multiplicador


    Depois do período de votação e a definição dos pontos de votos, as empresas vão receber um "Fator Multiplicador" de acordo com a sua reputação no Reclame AQUI, onde ela terá todos os seus pontos de votos multiplicados.


    As reputações da empresa serão analisadas no dia 01/11/2022, qualquer variação anterior ou posterior, não será considerada.


    Caso a empresa tenha pelo menos 7 reputações (consecutivas ou não) como RA1000, ela receberá o fator multiplicador de 2.0. Se a empresa tiver 7 reputações (consecutivas ou não) como Ótimo ou RA1000, ela receberá o fator multiplicador de 1,2. Caso a empresa não se encaixe em nenhum dos dois cenários, ela terá o fator multiplicador padrão de 1.0.

  • Qual é o prêmio das empresas vencedoras?

    Mais do que levar para suas equipes de atendimento um troféu, as empresas indicadas e as empresas vencedoras do Prêmio Reclame AQUI fortalecem o respaldo diante dos seus consumidores. Além de consolidarem o trabalho de um ano todo focado no cliente e conquistam uma visibilidade de mercado maior, em suas áreas de atuação.


    Afinal, estar entre as empresas brasileiras com melhor atendimento e reputação eleva o status de uma organização comprometida com seu propósito e com o do Reclame AQUI. O que contribui grandemente para a construção de confiança com o consumidor e o fortalecimento de relações de consumo mais honestas e transparentes.


    Todas as empresas indicadas em cada categoria, durante o processo de premiação recebem um troféu e selos personalizados para usar em seus canais de comunicação. Ser indicada ao Prêmio é uma grande vitrine de reconhecimento e incentivo para continuar forte no trabalho de atender e solucionar as questões de seus consumidores.


    Já a empresa campeã de cada categoria (vence apenas 1 empresa por categoria), leva para casa o Ervilho Dourado, além de selos personalizados indicativos da conquista para compartilhar esse grande momento com todos.

  • Como é feita a definição de quais categorias participarão?

    O Comitê do Prêmio sempre trabalhará para que possam alocar todas as empresas indicadas nas melhores categorias, mas precisamos trabalhar com algumas limitações.


    As Categorias de Segmento são definidas levando em consideração alguns pontos importantes como representatividade do segmento, se houve inscrições de uma quantidade mínima de empresas neste segmento, se não há uma categoria próxima no qual as empresas possam ser englobadas, etc.


    Para outras informações, consulte nosso Regulamento do Prêmio.

O que dizem sobre nós?

Share by: