O setor de logística e tudo que envolve a região está totalmente expandido no Brasil. Com os novos hábitos de consumo e prestação de serviços no Brasil e no mundo, as empresas tiveram que adaptar muitas estratégias e análises de mercado para processar pedidos e organizar entregas e pedidos.
De acordo com um levantamento do Banco Nacional do Emprego (BNE), por exemplo, de janeiro a maio de 2021, foram criadas mais de 13.544 oportunidades de emprego, o equivalente a uma média mensal de 2.708 vagas, segundo a plataforma.
Em 2020, as vagas foram de 9.859 vagas no mesmo período, uma redução de 3.685 vagas nessa comparação.
Ainda de acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2022 deste ano, a taxa de desemprego atingiu 11,2%. Mais de 11 milhões de pessoas perderam seus empregos.
Na contramão da crise, o setor de logística vem crescendo fenomenalmente. O crescimento neste segmento deverá ser superior à média segundo a entidade, em torno de 30%, gerando mais vagas e oportunidades de emprego, além de projetos voltados para este segmento.
Segundo o BNE, este boom, e toda esta expansão, tem estado associado a mudanças no comportamento do consumidor após a chegada do Covid-19. A entidade destacou um aumento nas vagas de emprego desde 2020.
Após a chegada da pandemia, os consumidores se adaptaram ao consumo online, optando pelo delivery e pelo e-commerce, o que explica o crescimento do número de oportunidades no setor.
O segmento teve bom desempenho mesmo durante o surto da pandemia e a pior das restrições sociais em abril e abril de 2020. Ao analisar os primeiros cinco meses de 2019 e 2020, o aumento na abertura foi de 10% de trabalho. Foram 8.666 vagas abertas em 2019, ante 9.859 em 2020.
As pessoas se enganam quando acreditam que uma profissão não tem influência sobre as outras, sobretudo em relação à logística. Segundo o BNE, existem algumas carreiras que se destacam em meio a oportunidades crescentes na área. Os 10 empregos mais populares em logística são:
Os candidatos à procura de oportunidades devem estar atentos às vagas de emprego mais procuradas do mercado. As partes interessadas devem priorizar as plataformas digitais que agora são mais eficientes e seguras, influenciando diretamente na criação de empregos na área da tecnologia e na contratação de Técnicos em Informática para Internet.
Quer saber mais sobre o curso técnico em logística? Então, acesse nosso site e confira como esse curso e outros cursos ideais para o mercado de trabalho atual.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.