Um tema que sempre foi recorrente na educação, é a taxa de evasão na educação profissional, principalmente quando falamos do ensino a distância. Porém, durante o período de quarentena e pandemia, essa modalidade de ensino cresceu e evoluiu muito, o que contribuiu para a queda nos índices de evasão na educação profissional.
O distanciamento social requer ajustes no processo de ensino ao mesmo tempo em que promove o progresso de alunos e professores. Durante esta pandemia, apesar do contexto paradoxal, os professores estiveram muito próximos de seus alunos virtualmente o que contribuiu para a queda no índice de evasão na educação profissional.
O pré-requisito para o ensino no nível profissional técnico é trabalhar com a formação prática dos alunos. Durante a pandemia, o “saber fazer” precisa ser reinventado, o que é uma adaptação necessária para satisfazer os órgãos de saúde e fiscalização que diante dessa demanda, também evoluiu.
Diversas consultas foram feitas quase todos os dias, o que manteve os profissionais de educação próximos da vida diária de seus alunos e de suas dificuldades e o que cultivou certa proximidade em vez da formalidade comum do cotidiano educacional, diminuindo a taxa de evasão na educação profissional.
Diante dessa realidade, o índice de evasão na educação profissional foi muito baixo, chegando a cerca de 10%, quando comparada a outras modalidades como o ensino superior. Isso tem motivos bem delineados.
Entre eles, o fato de que muitos desses cursos são EAD que o Centro Profissionalização e Educação Técnica destacou a seguir.
Por trás de todas as atividades, planos e preparações do especial e fascinante curso, tem uma equipe voltada para o ferramental do processo, o uso de ferramentas e qualificações, e o uso da tecnologia para possibilitar a explicação do conteúdo da aula tradicional nos cursos recém-implantados, ajudando na queda da taxa de evasão na educação profissional..
Um modelo do caminho para a diminuição da evasão na educação profissional é sempre contarmos com o suporte necessário para oferecer educação de qualidade aos alunos. É importante ressaltar que o desempenho acadêmico da maioria dos alunos é realmente satisfatório.
Esta é uma resposta ao esforço de todos, fazendo a diferença dentro do leque de possibilidades. Os alunos colocam os seus conhecimentos à prova e veem que atingiram o objetivo da parte curricular.
Esse cenário demonstra a importância da educação a distância. Graças a ela, foi possível que muitos estudantes continuassem a sua formação para estarem preparados quando o isolamento social não for mais necessário após a sociedade estar vacinada contra o Covid-19.
Todos os direitos reservados | CPET - CNPJ: 12.291.918/0001-16
Site desenvolvido por IlhadoSilicio.com
Utilizamos dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e serviços terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o CPET a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.