Muitas pessoas destacam suas competências técnicas enquanto procuram empregos, que normalmente podem ser definidos e medidos objetivamente.
Para demonstrar que você é o melhor candidato ao emprego, você deve demonstrar que possui as competências comportamentais mais procuradas, também conhecidas como soft skills, que são altamente valorizadas pelos empregadores.
Estas competências são mais difíceis de definir e avaliar, mas são essenciais para a interação de um profissional com seus colegas de trabalho.
Neste post, nossa ideia é mostrar 11 competências que as empresas mais valorizam.
Então, prossiga com a leitura, por favor!
A capacidade de operar em um ambiente virtual já estava em alta demanda no ano anterior, o que a tornou uma das competências mais valiosas para 2021. Os desafios da pandemia transformaram nosso ambiente de trabalho.
Aqueles que eram capazes de trabalhar em casa tinham que se ajustar a esta nova situação. Por isso, as relações profissionais começaram a ser conduzidas exclusivamente online.
Como resultado, aqueles profissionais que foram capazes de fazer malabarismos com um horário de trabalho enquanto trabalhavam de longe, participando de conversas em vídeo e fazendo apresentações virtuais, têm uma grande chance de sucesso no próximo ano.
Mesmo se a vacina Covid-19 for aprovada, os especialistas preveem que o mundo profissional não será mais o mesmo e que o escritório em casa continuará a existir.
Outra habilidade que foi popular em 2020 estará em alta demanda em 2021.
Trabalhar como parte de uma equipe, mesmo que seja feito de forma remota, nunca foi tão crucial. A importância do trabalho em equipe será enfatizada.
As relações de trabalho também serão enfatizadas através de atos como a educação, o apoio e a escuta.
As empresas perceberão profissionais que podem construir uma atitude de treinador, ou seja, profissionais que sabem ouvir, simpatizar, demonstrar bravura e colaborar para resolver desafios.
As empresas que estão procurando alguém que possa analisar diferentes cenários e propor soluções já valorizaram anteriormente esta competência.
O pensamento crítico será ainda mais crucial em 2021, já que o ambiente pós-pandêmico proporcionará novas dificuldades para as empresas.
Além disso, para lidar com circunstâncias imprevistas, as equipes precisarão demonstrar sua capacidade de inovar, adaptar-se e ser criativas.
Muito tem sido feito a respeito do novo normal em 2020. No entanto, é evidente que temos pouca confiança no futuro. Até mesmo o retorno pós-Covid é organizado usando planejamento estratégico.
Dado este ambiente incerto, a adaptabilidade e a gestão do tempo serão talentos muito procurados em 2021. Os profissionais que podem lidar com transformações e ajustes abruptos serão valorizados pelo mercado.
Os funcionários que possuem competências de gerenciamento de tempo e sabem como lidar com suas expectativas também se destacarão nas organizações.
Por fim, os gerentes serão mais felizes ao priorizar projetos e manter a produtividade, seja trabalhando pessoalmente ou a partir de um escritório em casa.
A adaptabilidade é autoexplicativa no caso de uma pandemia ou qualquer outro momento difícil que nos tire de nossa zona de conforto.
Afinal de contas, independentemente do terreno que estamos atravessando, precisamos de uma dose saudável para nos mantermos produtivos e interessados.
Ao contrário da crença popular, a criatividade não se limita aos talentos nos domínios da publicidade e do marketing. Ela se refere à nossa capacidade de reunir ideias, elementos, pessoas ou recursos a fim de melhorar algo ou uma situação.
Todos nós sabemos que os últimos anos têm sido difíceis e desafiadores. Ninguém deve ser penalizado por ser desanimado em nenhum momento de suas vidas.
Os bons especialistas, por outro lado, continuaram a trabalhar com o mesmo nível de dedicação que antes da pandemia.
Como resultado, consideramos a devoção como uma das competências mais valiosas.
Para isso, o indivíduo deve permanecer produtivo e em cima de suas responsabilidades.
A inteligência emocional, que ocupa o segundo lugar no estudo, refere-se à nossa capacidade de reagir com paciência e perspicácia quando confrontados com indivíduos ou em situações difíceis.
Entretanto, para ter este nível de controle sobre as próprias ideias, emoções e comportamentos, é preciso primeiro compreender a si mesmo.
Para resumir, você deve compreender quem você é, em que você se destaca, que imagem você projeta para os outros, o que ou quem impacta suas decisões e comportamentos e, por exemplo, quais são suas vulnerabilidades e áreas de progresso.
Para praticamente qualquer tipo de trabalho, saber como se comunicar é essencial.
Saber se comunicar, ouvir bem e usar uma linguagem corporal adequada são exemplos de competência.
Qualquer que seja sua profissão, ser capaz de resolver problemas de forma criativa é essencial a qualquer momento que eventos inesperados aconteçam.
Aqueles que não só podem receber feedback, mas também aplicá-lo ao seu desenvolvimento profissional, têm mais chances de avançar em suas carreiras e, é claro, ajudar a organização a atingir seus objetivos.
Você deve, é claro, ter os conhecimentos técnicos e competências para melhorar sua função a fim de ter autoconfiança.
Aliás, profissionais que têm confiança em si mesmos e suas competências inspiram confiança em seus colegas de trabalho, supervisores e subordinados.
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